Você está aqui: Página Inicial > Crateús > Notícias > Discentes de Crateús conhecem proposta pedagógica em escola agrícola

Notícias

Discentes de Crateús conhecem proposta pedagógica em escola agrícola

Visita técnica teve como objetivo ampliar as atividades formativas para a docência
publicado: 06/09/2016 10h36 última modificação: 06/09/2016 10h36
Atividade envolveu alunos das licenciaturas em Matemática, Física e Letras

Atividade envolveu alunos das licenciaturas em Matemática, Física e Letras


Discentes dos cursos de licenciatura em Letras, Física e Matemática do campus de Crateús realizaram uma visita técnica à Escola Família Agrícola Dom Fragoso (EFA), no município de Independência, na qual puderam conhecer a proposta pedagógica baseada na “Pedagogia da Alternância” e na “Educação do/no Campo destinada à agricultura de subsistência”. A atividade foi organizada pelas professoras Karla Gomes e Jacqueline Peixoto, com o objetivo de ampliar as atividades formativas para a docência no campus.

O grupo foi recebido pelo monitor da EFA, Francisco de Assis, estudante do curso  de Letras do Campus Crateús, além de educandos da referida escola. No decorrer da visita, foram apresentadas as unidades produtivas e as atividades desenvolvidas pelos discentes. Ao final, os estudantes da escola que cursam o Ensino Médio descreveram suas experiências formativas e expectativas após a conclusão do curso.

A proposta da pedagogia da alternância adotada pela EFA intercala um período de convivência na sala de aula com outro em casa com a família e a comunidade onde desenvolvem o plano de estudo, pesquisam , levantam os problemas, põem em prática as descobertas que vão fazendo. Nesse período, tem a visita de monitores que, junto às famílias e às comunidades, fazem o acompanhamento pedagógico.

Essa proposta pedagógica tem como objetivos possibilitar uma formação integral que trabalhe com as pessoas nas suas várias dimensões; contribuir para o desenvolvimento do campo, partindo da convivência com o semiárido; juntar a sabedoria prática com a teórica, criando condições aos educandos de serem protagonistas de uma nova sociedade, a comunhão, a justiça.