Você está aqui: Página Inicial > Crateús > Notícias > Crateús sedia Feira da Agricultura Familiar

Notícias

Crateús sedia Feira da Agricultura Familiar

Alunos do campus farão sistematização do evento
publicado: 03/06/2015 00h00, última modificação: 31/03/2016 17h46

Crateús sedia, no período de 3 a 5 de junho, a XI Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária. O evento conta com o apoio do IFCE campus de Crateús, que fará a sistematização do evento com um grupo de alunos dos cursos de Zootecnia e Agropecuária.

A sistematização será feita por meio da aplicação de questionários com todos os participantes (clientes, produtores e organizadores), coletando informações que servirão para o planejamento e diretrizes de próximos eventos.  O trabalho realizado pelos alunos vem sendo feito desde que o campus foi inaugurado no município, nas edições anteriores do evento.

Na avaliação do professor Tony Andreson, coordenador dos cursos de Agrárias do campus de Crateús, esse trabalho contribui para o reconhecimento da importância que esse setor vem desempenhando na economia brasileira: “Essas informações servem de base para estudos, pesquisas e direcionamentos, pois a agricultura familiar é muito maior do que simplesmente levar alimentos para a mesa; a agricultura familiar é responsável por um grande papel social, garantindo emprego e renda ao agricultor”.
Outro aspecto destacado pelo professor Tony Andreson diz respeito ao papel da agricultura familiar no âmbito ambiental e político: “Ela é responsável pela sustentabilidade ambiental, garantindo alimentos saudáveis para cada um de nós”. Além disso, salienta: “a agricultura familiar é uma formação política, pois o agricultor é responsável pela formação e orientação da sua sociedade”.

O evento terá a participação de empreendedores de diversos municípios do Ceará. Além disso, estão previstas as participações de membros do secretariado nacional da Cáritas brasileira e de agentes Cáritas de todo Brasil, que estarão presentes nos encontro de mulheres do semiárido brasileiro e encontro nacional do fundo rotativo solidário, que ocorrerão dentro da programação da feira. Também é aguardada a presença de representantes da secretaria nacional de economia solidária.

A expectativa dos organizadores é que tais visitas reforcem a representatividade da Feira enquanto referência para o nordeste. Fato que pode render maiores investimentos futuros por parte dos governos federal e estadual.


Elinaldo Rodrigues – Campus de Crateús

registrado em: , , , ,
Assunto(s): Educação