Você está aqui: Página Inicial > Crateús > Notícias > Aprovada implantação da 1ª pós-graduação em Crateús

Notícias

Aprovada implantação da 1ª pós-graduação em Crateús

CONSELHO SUPERIOR

Trabalho visa à implantação do curso de Especialização em Estudos da Linguagem
publicado: 26/10/2016 12h43 última modificação: 26/10/2016 21h11
Mateus Sousa Campus atende demanda direta de 11 municípios da região

Campus atende demanda direta de 11 municípios da região

O Conselho Superior (Consup) do IFCE aprovou, em sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (25), o projeto de criação do curso de Especialização em Estudos da Linguagem, para o campus de Crateús. Trata-se da primeira pós-graduação a ser implantada no campus.

Com duração de 18 meses, o curso vai ofertar 20 vagas para as áreas de concentração em Literatura, Linguística e Língua Portuguesa. A estimativa é de que o edital para seleção dos candidatos a essas vagas seja publicado até início do próximo ano. Ele tem como público alvo estudantes de Letras e áreas afins, inclusive Pedagogia. Além disso, atende a demanda de profissionais em qualquer área do conhecimento, com interesse nos estudos da linguagem. O projeto foi elaborado pelos professores Vilmar Sousa e Wellington Costa, do campus de Crateús.

Para o professor Wellington, coordenador da licenciatura em Letras no campus, a relevância do curso para a região foi um fator primordial para a aprovação do projeto. Ele destacou ainda “o reconhecimento que o IFCE tem no estado por conta de sua competência na contribuição à formação profissional”. Outro componente importante, na sua avaliação, é a capacitação do corpo docente, que é formado por três doutores e três mestres.

Nesse contexto, o professor Vilmar Sousa, que será o coordenador do curso, também salientou a abrangência geográfica que a iniciativa abarca: “Trata-se do primeiro curso dessa natureza num raio de onze municípios, com uma população de mais de 250 mil pessoas”.

Além disso, ele lembrou que a projeto vem atender uma demanda potencial concreta, que inclui egressos do curso de Letras do campus do IFCE e do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará, tendo este último uma trajetória de mais de 30 anos no município.

Elinaldo Rodrigues – Campus de Crateús