Você está aqui: Página Inicial > Crateús > Notícias > Cerimônia marca trajetória de formandos no campus de Crateús

Notícias

Cerimônia marca trajetória de formandos no campus de Crateús

Colação de grau e formatura contemplaram 28 concludentes em cursos de nível técnico e superior
publicado: 01/07/2016 13h25 última modificação: 01/07/2016 13h54
Cerimônia de colação de grau e formatura do período 2015.2

Cerimônia de colação de grau e formatura do período 2015.2

A noite desta quarta-feira (29), no campus de Crateús, tornou-se um marco na trajetória de 28 estudantes que realizaram o sonho da formatura e da colação de grau no IFCE. Trata-se da cerimônia de conclusão dos cursos técnicos em Agropecuária, Edificações, Química e da graduação em Matemática do período 2015.2.

O evento teve a participação do professor Reuber Saraiva de Santiago, pró-reitor de Ensino, bem como da professora Ana Leila, também da Proen. A cerimônia foi aberta pela professora Paula Cristina Soares Beserra, diretora-geral do campus, que deu as boas vindas aos presentes. Contou ainda com a participação dos parentes e amigos dos alunos concludentes, além de diversos professores e técnicos administrativos do campus.

Residente no município vizinho de Independência, a agora técnica em Química Micheline Maria Pimentel rememora a satisfação de ter ingressado no curso que desejou, sem precisar se distanciar da sua cidade. Ao mesmo tempo, ela celebra o resultado da dedicação aos estudos e a superação de desafios enfrentados em sua trajetória até a formatura: “A gente passa muitas barreiras e depois de muita caminhada está sendo muito gratificante. Graças a Deus que agora nós podemos dizer que estamos aqui, na nossa colação, já formados técnicos em Química”, salientou.

A programação deu-se primeiramente com a solenidade de conclusão dos cursos técnicos. Na ocasião, os concludentes fizeram uma homenagem aos professores Tony Andreson (Agropecuária), Rubens Silva Costa (Química) e Levi Teixeira (Edificações). A turma exaltou ainda a importância dos profissionais dos cursos técnicos para o desenvolvimento sócio-econômico da região; bem como ressaltou as perspectivas que também se ampliam nesse sentido com o processo de consulta pública que está em andamento para abertura de novos cursos no campus.

Por sua vez, a professora Paula Cristina Soares Beserra, diretora-geral do campus, destacou a perseverança dos concludentes, aos quais se referiu como vencedores, pela superação dos obstáculos para chegarem a esse momento. Além disso, ela agradeceu a trajetória de dedicação do professor João Henrique, que será removido para o campus de Pecém, após ter exercido a função de Chefe do Departamento de Ensino em Crateús, onde está lotado desde setembro de 2010.

Papel social dos graduados em Matemática
O segundo momento consistiu na cerimônia de formatura da graduação em Matemática, que teve como homenageado e paraninfo da turma, o professor Elano Caio do Nascimento. Na ocasião, o professor Reuber Saraiva exaltou a importância dos graduados em Matemática, considerando sobretudo a perspectiva de contribuição do instituto na formação de profissionais para uma área de grande carência na região.

A dimensão social dos formandos também foi lembrada pela professora Paula Cristina: “Eles saem não apenas como conhecedores de Matemática, mas como educadores cientes de seu papel na transformação social”.

Na avaliação do graduando Pedro Félix Lopes, a qualidade do corpo docente e a infraestrutura disponibilizada pelo IFCE proporcionaram uma maior compreensão sobre atuação do profissional em Matemática. A afinidade foi se aprofundando durante o processo de aprendizagem, pois a princípio essa não seria a sua área preferida: “Eu acabei gostando muito e, no futuro, pretendo seguir a carreira acadêmica e estudar para voltar um dia, se Deus quiser, para algum IF desse Brasil”.

Elinaldo Rodrigues – Campus de Crateús

registrado em:
Assunto(s): Educação