Você está aqui: Página Inicial > Crateús > Notícias > Campus promove festival gastronômico

Notícias

Campus promove festival gastronômico

Evento amplifica ações do curso de Salgadeiras do projeto Mulheres Mil
publicado: 17/03/2015 00h00 última modificação: 14/04/2016 19h12

O IFCE campus de Crateús promove, nesta quarta-feira (18), o I Festival Gastronômico de Pratos Salgados. Trata-se de um evento culminante na programação do curso de Salgadeiras do projeto Mulheres Mil/Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), em Crateús.  As atividades ocorrem no Ginásio Poliesportivo do campus, das 18 às 21h. 

O evento integra as alunas do curso, de modo que elas compartilhem suas experiências teóricas e práticas, numa perspectiva empreendedora. Ao todo 14 duplas, com 27 pratos salgados, concorrem à premiação do Festival, nas categorias Reaproveitamento de alimentos; Criatividade; e Sabor. Os três primeiros lugares de cada categoria vão receber uma premiação oferecida pelos patrocinadores (Prefeitura Municipal de Crateús, Sebrae, restaurantes, panificadoras e buffets locais).

O tema do festival é baseado na máxima do provérbio português “juntar a fome com a vontade de comer”, tendo como propósito unir interesses, aproveitar duas oportunidades que se apresentam ao mesmo tempo. Para o professor Sebastião Júnior, coordenador adjunto do Pronatec, no IFCE campus de Crateús, um dos aspectos relevantes da iniciativa diz respeito à questão motivacional do festival que envolve inclusive premiações oferecidas. 

Ele destaca também o alcance do evento como porta de acesso para essas mulheres exporem um produto que elas mesmas fizeram e ter contato com potenciais empregadores num mercado em expansão para esse ramo. “Detectamos uma receptividade muito boa para o festival, por conta de uma carência de profissionais qualificados nessa área de alimentos”, salientou. 

O encerramento do curso de Salgadeiras do projeto Mulheres Mil/Pronatec, em Crateús se dará em abril, quando serão certificadas mais de 50 mulheres que integram as duas turmas iniciadas em novembro de 2014.  As atividades do Mulheres Mil no campus tiveram início em 2012, com o curso de Culinária Básica.

Imagem: Alunas participam do festival em três categorias de pratos salgados (Foto: Mateus Sousa)

Elinaldo Rodrigues – Campus de Crateús

registrado em: ,