Você está aqui: Página Inicial > Crateús > Notícias > Artigo científico aborda curso de extensão no campus de Crateús

Notícias

Artigo científico aborda curso de extensão no campus de Crateús

Estudo foi publicado nos anais do I Encontro de Arte-Educadores dos IFs
publicado: 12/08/2016 10h48, última modificação: 16/08/2016 10h10
Performance com alunos do curso Corpo e Movimento, no campus de Crateús

Performance com alunos do curso Corpo e Movimento, no campus de Crateús

A professora Jacqueline Peixoto publicou recentemente um artigo científico sobre o curso Corpo e Movimento, ministrado por ela no campus de Crateús. O artigo foi publicado nos Anais do I Encontro de Arte-Educadores dos IFs, realizado em São Paulo neste ano. Intitulado "Diálogos com a Extensão: Entre-lugares formativos do curso Corpo e Movimento, no Instituto Federal de Crateús-CE”, o estudo tem como objetivo discutir a contribuição dessa atividade na formação dos seus partícipes, buscando entender essa formação como um agente e lugar de produção de conhecimento.

A autora resume o trabalho como um relato de experiência, a partir das primeiras aproximações com os alunos do curso. “Evidenciamos a necessidade de formações que dialoguem com a relação teoria e prática, ancoradas em uma potencialização da educação com a vida e com inventos do cotidiano”, diz. O estudo busca ainda contribuir para as discussões acerca do corpo e da dança na educação, que, na avaliação da professora, “encontram-se alijados por grande parte das instituições escolares em nosso estado”.

O curso Corpo e Movimento foi realizado no período de fevereiro a maio deste ano. Nele participaram estudantes do próprio campus (da Educação Básica e Ensino Superior) e o público externo, em grande parte composto por artistas e professores de dança e teatro, arte-educadores, estudantes e profissionais da área de Educação Física e Educação, entre outros. Todos oriundos da cidade de Crateús e áreas vizinhas. Contou com 70 estudantes distribuídos em duas turmas.

Confira o artigo aqui.

Elinaldo Rodrigues - Campus de Crateús