Você está aqui: Página Inicial > Crateús > Notícias > Cultura e reflexão sobre atualidade marcam acolhida em Crateús

Notícias

Cultura e reflexão sobre atualidade marcam acolhida em Crateús

Campus recebeu alunos com performance artística e atividades didáticas no início do semestre
publicado: 16/06/2016 12h59 última modificação: 16/06/2016 15h50
Exibir carrossel de imagens Gabriela Catunda Momento de descontração em ritmo de quadrilha junina

Momento de descontração em ritmo de quadrilha junina

A acolhida aos estudantes no início do semestre 2016.1 foi marcada pelo ritmo de festejos juninos e pelo conhecimento e reflexão sobre temas de interesse da comunidade acadêmica, tais como: diversidade, direitos e deveres dos estudantes, técnicas de estudo, liberdade de expressão e democracia.

A programação realizada nos dias 13 e 14 de junho contou com variadas atividades voltadas para a integração entre alunos, novatos, veteranos e servidores. Para os cerca de 130 novatos, em especial, o campus ofertou uma série de oficinas para apresentação dos canais de comunicação, dos sistemas Q-Acadêmico e Sophia e dos periódicos da Capes, além da visita guiada pelas instalações do campus e apresentação dos cursos. “O momento da acolhida sempre é muito importante por oportunizar aos estudantes novatos o acesso às informações básicas, para facilitar o processo de adaptação e vinculação com o IFCE”, frisou a nutricionista Raquel Simões, coordenadora de Assuntos Estudantis.

A programação superou a expectativa de quem já havia passado por outras instituições da rede IF. É o caso de João Anderson, que estudou em 2006 no curso de Edificações, do campus de Fortaleza, e acaba de ingressar em Física em Crateús. “Achava que a acolhida seria apenas para apresentação das informações básicas sobre os cursos, a estrutura de ensino, mas a programação cultural me surpreendeu”, frisou, destacando atividades como a apresentação do sanfoneiro Edvânio Barbosa e da mesa-redonda sobre liberdade de expressão e democracia.

Para os veteranos, além das atividades compartilhadas com os demais integrantes da comunidade acadêmica, destacaram-se as aulas temáticas “Linguagem e identidade: um discurso nordestino na web” (Licenciatura em Letras - matutino), ministrada pelo professor Wellington Costa; “Aplicações do Eletromagnetismo” (Licenciaturas em Física e Matemática - matutino), com o professor Amarílio Júnior; “Respeito à Diversidade” (Técnico Integrado em Química -matutino e vespertino), com a psicóloga Izabela Castro; “Desafios do mercado de trabalho para o egresso em Edificações” (Técnico em Edificações - vespertino), pelo ex-aluno Yure Oliveira Morais;  “Planejamento e Avaliação na prática docente” (Licenciaturas em Letras, Matemática e Física (noturno), com o professor Avelar Macedo; e “Técnicas de estudo para concursos”, ministrada pelo pedagogo Alexsandro Souza.

Elinaldo Rodrigues – Campus de Crateús



registrado em:
Assunto(s): Educação