Você está aqui: Página Inicial > Crateús > Notícias > Alunos têm aula prática em assentamento rural

Notícias

Alunos têm aula prática em assentamento rural

Atividade teve a participação de discentes do curso de Agropecuária
por publicado: 06/03/2015 00h00 última modificação: 19/04/2016 15h11

Diversas atividades práticas marcaram a visita dos alunos do segundo e quarto semestres do curso de Agropecuária do campus de Crateús, ao assentamento São José, na zona rural do município, nesta semana. As atividades foram coordenadas pelo técnico em Agropecuária Sebastião Carlos Leandro e pelo engenheiro agrônomo David Rodrigues de Paiva, que expuseram algumas técnicas agrícolas, tais como: adubação orgânica com esterco bovino e cinza vegetal, poda de limpeza e formação das plantas e pulverização com extratos naturais para controle de pragas.  

A aula prática no Assentamento São José, que tem à frente o aluno Francisco Hiago Soares de Sousa, do curso técnico em Agropecuária, foi realizada em parceria do IFCE com a Copasat (Cooperativa de Prestação de Serviços e Assistência Técnica). Os alunos foram acompanhados pelos professores Emanuel Dias Freitas e Tony Andreson Guedes.

Para o diretor da Copasat, Ailton Silva Domingos, esse tipo de atividade é de fundamental importância para ambas as instituições. No caso do IFCE, ele destacou: “os alunos de hoje serão futuros profissionais que estarão construindo para o desenvolvimento rural sustentável da nossa região ou até mesmo do Brasil”.  

A importância da experiência prática no assentamento, para a aluna Ana Paula, do último semestre do curso, é que ela permite “vivenciar todos os conhecimentos adquiridos e discutidos  em sala de aula”. Essa avaliação é compartilhada pelo aluno Salviano Azevedo: “a aula prática é fundamental para fixar o conhecimento do aluno”. 

Por sua vez, o professor Emanuel Dias, que ministra a disciplina de Adubos e Adubações, destaca a interdisciplinaridade da atividade:  “Além da adubação, meus alunos tiveram a oportunidade de adquirir conhecimento sobre manejo integrado de pragas, fitossanidade, fruticultura e extensão rural”. 

Imagem: alunos acompanham apresentação de técnicas agrícolas (Foto: Tony Andreson)

registrado em: , , ,
Assunto(s): Educação