Você está aqui: Página Inicial > Crateús > Notícias > Alunos de Edificações avaliam possibilidades construtivas

Notícias

Alunos de Edificações avaliam possibilidades construtivas

Visita técnica permitiu panorama sobre modelos inovadores de moradia
por publicado: 05/03/2015 00h00 última modificação: 19/04/2016 15h18

Uma visita técnica à cidade de Fortaleza e ao município de Euzébio, realizada na semana passada, possibilitou aos alunos do curso de Edificações do campus de Crateús um prognóstico sobre as novas possibilidades construtivas de forma de ocupação urbana, tanto para as grandes cidades quanto para pequenos núcleos urbanos.

Coordenada pelos professores Levi Teixeira e Ingryd Capistrano Pinto Tavares, a atividade permitiu a avaliação do contraste entre uma construção convencional (edifício de apartamentos) e uma construção sustentável baseada nos princípios da permacultura. Sobre esta última, trata-se de um modelo construtivo norteado por um design inovador que envolve uma série de cuidados ambientais, visando à otimização do espaço, dos materiais utilizados na construção, e das perspectivas de utilização da moradia. 

No caso do centro urbano de Fortaleza, segundo o professor Levi, “tomou-se como referência uma obra baseada na construção ‘enxuta’, em que se procura racionalizar o processo construtivo, evitando desperdício de materiais”. Por sua vez, na zona rural de Euzébio, foi avaliado o modelo da habitação sustentável, com uso de materiais rústicos como barro, madeira e pedra, baseado num design inovador. 

“A ideia é manter esse tipo de atividade durante todo semestre e, futuramente, implantar um projeto de pesquisa centrado na utilização das técnicas da permacultura”, informou Levi. Tais técnicas visam otimizar a habitação em todos os seus aspectos, incluindo a produção de alimentos e reuso de água. 

Imagem: Alunos visitam habitação sustentável na zona rural de Euzébio (Fotos: Fausto Faustino)

Elinaldo Rodrigues – Campus de Crateús

registrado em: , ,