Você está aqui: Página Inicial > Crateús > Notícias > Alunos conhecem tecnologias na produção de sorgo

Notícias

Alunos conhecem tecnologias na produção de sorgo

Estudantes de Zootecnia e Agropecuária visitaram a Fazenda Veneza, em Tucuns
publicado: 29/05/2015 17h50 última modificação: 31/03/2016 17h50

Estudantes dos cursos de Zootecnia e de Agropecuária do campus de Crateús visitaram, nesta sexta-feira, 29 de maio, a fazenda Veneza, no distrito de Tucuns, que tem como atividade principal a produção do sorgo para alimentação animal. A iniciativa serviu como embasamento didático para os alunos, quanto às estratégicas de convivência com o semiárido.

A visita foi coordenada pelos professores Joaquim Batista e Agrodoaldo  Júnior, que apresentaram aos alunos os equipamentos e as etapas do processamento relacionado à produção e armazenamento do sorgo.  Nesse intuito, foi mostrado pelo professor Agrodoaldo, o maquinário agrícola para processamento e produção de silagem. Já o professor Joaquim apresentou os preparativos necessários para a ensilagem do material, desde a colheita até a vedação do silo.

A Fazenda Veneza, pertencente ao agropecuarista William Soares, é considerada uma referência na utilização de tecnologia de produção agropecuária, servindo como modelo para o desenvolvimento da pecuária na região, a despeito das intempéries climáticas, como enfatiza o professor Joaquim, coordenador de Pesquisa e Extensão do campus de Crateús: “É um planejamento estratégico para se ter alimentação durante todo o ano, viabilizando o setor pecuário no semiárido”.

Para realizarem as visitas técnicas, os alunos do IFCE campus de Crateús recebem recursos provenientes do orçamento da Assistência Estudantil (auxílio viagem técnica), que ajuda nas despesas com alimentação. Além disso, a instituição fornece o transporte para o deslocamento dos estudantes e professores.

Imagem: Alunos vivenciaram tecnologias estratégicas para a convivência com o semiárido

Elinaldo Rodrigues – Campus de Crateús