Você está aqui: Página Inicial > Crateús > Notícias > Alunos conhecem novas tecnologias de irrigação

Notícias

Alunos conhecem novas tecnologias de irrigação

Visita à Arena Castelão favoreceu o contato com equipamentos de última geração
última modificação: 14/04/2016 19h47

Alunos do curso técnico em Agropecuária do campus de Crateús puderam conhecer equipamentos de última geração utilizados na irrigação, em visita às instalações da Arena Castelão, em Fortaleza, realizada no dia 6 de março. A experiência foi vivenciada pela turma do 4º semestre do curso, contando com a participação de 14 alunos e a coordenação do professor Aglodualdo Júnior. 

A importância da visita foi destacada pelos alunos que descreveram o momento como uma experiência “única” em suas vidas, como destaca a aluna Ana Paula: “Foi uma grande oportunidade de conhecer tecnologias de última geração que a gente achava que não seria possível ter acesso”, frisou.  Além disso, ela salientou a possibilidade de visualizar em campo o que aprendeu na sala de sala, ajudando a fixar melhor as informações. 

Um dos componentes que mais chamou a atenção dos alunos foi a capacidade de autossuficiência no abastecimento de água, utilizando-se da própria estrutura do estádio para captação das águas das chuvas. Eles destacaram também o detalhamento do sistema de armazenamento, do funcionamento sincronizado dos aspersores possibilitados pelo sistema informatizado, e sobretudo, exaltaram a importância do conhecimento sobre essas tecnologias num contexto de crise hídrica que atinge o país e especialmente a região. 

 Contribuiu para os resultados da atividade, a participação do engenheiro agrônomo Alves Filho, responsável pela manutenção do gramado, que detalhou o funcionamento e emprego dos novas tecnologias empregadas no estádio, especialmente os componentes do sistema de irrigação do gramado. De acordo com o professor Aglodualdo, embora os equipamentos do estádio tenham como finalidade específica a irrigação do gramado, a sua utilização pode ser perfeitamente aplicada às mais variadas atividades de produção que necessitem da irrigação. 

A verificação do funcionamento dessas tecnologias complementou o que já tinha sido visto em teoria pelos alunos em sala de aula. “Vendo na prática como funciona, isso só faz aumentar o nosso conhecimento”, ressaltou a aluna Erismar Rodrigues. Além disso, como destacou o aluno Mateus Rodrigues, essas experiências fornecem valiosos subsídios para a atuação profissional: “Conhecemos várias formas de utilização da água que serão necessárias ao nosso dia-a-dia, como futuros profissionais”, ressaltou.

Imagem: Alunos conheceram em detalhes o funcionamento do sistema de irrigação da Arena Castelão

Elinaldo Rodrigues – Campus de Crateús

registrado em: , ,