Você está aqui: Página Inicial > Crateús > Notícias > Alunos aprimoram conhecimentos sobre produção rural

Notícias

Alunos aprimoram conhecimentos sobre produção rural

Discentes de Zootecnia realizaram visita técnica em duas propriedades
publicado: 16/01/2015 00h00 última modificação: 10/03/2016 11h32

Os alunos do 5º semestre do curso de Zootecnia do campus de Crateús participaram nesta quinta-feira (15/01) de uma visita técnica em duas propriedades rurais, na Fazenda Julião, no município de Caridade, e no Sítio Rio Negro, em Guramiranga. A atividade foi coordenada pelo professor Marcus Góes, como parte da disciplina de Melhoramento e Conservação de Recursos Genéticos Animais. 

Na fazenda Julião, os alunos puderam conhecer o trabalho de conservação e melhoramento genético de ovinos da raça Morada Nova, realizado pelos proprietários da fazenda, Plauto Demetrio e Michaela. Atualmente o casal detém um rebanho de aproximadamente 300 matrizes adultas em um sistema extensivo de criação e produzem cerca de 15 cordeiros destinados ao abate por mês. 

No Sítio Rio Negro, os discentes conheceram a criação de bovinos da Raça Gir Leiteiro, animais de alto padrão genético que apresentam expressiva produção de leite. De acordo com o professor Marcus Góes, “neste exemplo de criação de bovinos leiteiros, os proprietários prezam por práticas que minimizam os impactos ambientais, utilizando a fertirrigação orgânica das pastagens”. O sítio, além de produzir animais de elevado mérito genético, também conta com um laticínio para a produção de derivados do leite, produção de frutas desidratadas e flores tropicas.

Imagem: alunos conhecem experiências de produção no campo (Foto: Marcus Góes) 
Elinaldo Rodrigues – Campus de Crateús

registrado em: , , ,
Assunto(s): Educação