Você está aqui: Página Inicial > Crateús > Eventos > 30/03 - Encontro de Artes Cênicas

30/03 - Encontro de Artes Cênicas

por 2165429 publicado 10/03/2017 11h46, última modificação 14/03/2017 10h33
Encontro Artes Cênicas do IFCE campus Crateús: Percursos e movimentos formativos
Quando 30/03/2017 a 19h00 31/03/2017 a 17h00 a
Onde Auditório do campus de Crateús
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

Apresentação


Vivemos um momento da história do Ensino de Artes Cênicas no Ceará, no qual esta área tem se colocado como uma linguagem artística presente na formação de artistas e docentes. Paralelo a isso, temos uma produção nesta área de conhecimento que conduz a movimentos e discussões sobre processos contemporâneos, como um lugar de abordagens e enfoques diferenciados. Todas essas especificidades encontradas na relação entre produção e reflexão conduzem-nos a discussões sobre o processo de formação em Artes Cênicas, bem como a necessidade de encontros acerca desta temática.
Assim sendo, é necessário compreender as Artes Cênicas como área de conhecimento necessária para formação do ser humano. Como diz Marques (2008) “arte é produção de sentido, é forma de estar no mundo”.
A formação em Artes Cênicas tem proporcionado discussões principalmente com a inserção cada vez maior dos Festivais, formações e das Faculdades em Artes Cênicas, as Licenciaturas em Teatro e os programas de pós-graduação na área em nosso país. Além de seminários, encontros diversos sobre a temática. Porém, é importante salientar que a formação nessa área ocorre no diálogo teoria e prática. Compreendemos que a formação em Artes Cênicas necessita de uma relação teórico/prática articulando saberes que somente estes dois lugares acionam.

Assim sendo, propomos o Encontro de Artes Cênicas do IFCE – Campus Crateús que tem como intento agregar estudantes, professores, artistas e instituições educacionais da Região dos Sertões de Crateús com o intuito de proporcionar discussões acerca da formação dos profissionais e professores das Artes Cênicas. O encontro constará de palestras, mesas-redondas, workshops, perfomances, espetáculo teatral e dança.
Aproveitando a data alusiva ao dia mundial do teatro – 27 de março, e tendo em vista o fato de Crateús ser polo cultural da Região, que agrega diversas entidades educacionais e artísticas a realização do Encontro de Artes Cênicas do IFCE – Campus Crateús traz espaço de reflexão sobre a formação e a prática artística e docente voltada às artes cênicas, cria espaços de diálogo entre as instituições de educação da Região, proporciona o intercâmbio capital/interior, realiza discussões sobre a formação e a produção cultural, além de propiciar aos grupos e a comunidade espaço para apresentarem suas produções, cumprindo no geral com as finalidades e objetivos do IFCE.

 

Objetivo

Realizar discussões acerca da formação dos profissionais das Artes Cênicas (artistas e docentes) no Ceará e na Região dos Sertões de Crateús.

 

 

Programação

30/03/2017
19:00 – Abertura no Auditório IFCE – Campus Crateús
Apresentação artística - IFCE campus Crateús, direção Jacqueline Peixoto

19:30 – Espetáculo Teatral convidado “Diário de um louco” com o ator e diretor Paulo Ess (Fortaleza - Ce)
Local: Espetáculo na Sala de Educação Física

31/03/2017
8h às 11h – Mesa: Percursos e movimentos em Artes Cênicas no Ceará: Sentidos e experiências do artista-docente

Palestrantes:
Edneia Tutti (Doutora em Educação com pesquisa em Teatro, professora, atriz, pesquisadora/ Fortaleza – Ce)
Elias de França (Pedagogo, especialista em Gestão Escolar, artista, escritor/ Crateús - Ce)
Lourdes Marcena (Doutora em Artes pela UFMG com pesquisa em Artes Cênicas, professora da Licenciatura em Teatro campus Fortaleza)
Paulo Ess (Pós-Doutor pela URJ, Doutor Universidad Alcalá (Madrid/Espanha), professor da Licenciatura em Teatro campus Fortaleza)
Socorro Siqueira ( pedagoga, atriz, professora do Município Crateús- Ce)

Apresentação artística - IFCE campus Crateús, direção Karla Gomes
Local: Auditório IFCE – Campus Crateús

14:00 às 17:00 – Minicursos, oficinas
Local: Teatro Rosa Moraes, FAEC/UECE, IFCE

Mais informações sobre esse evento…