Você está aqui: Página Inicial > Cedro > Notícias > Voto consciente em pauta no campus

Notícias

Voto consciente em pauta no campus

Promotor eleitoral palestra sobre cidadania e participação política
por Andressa Souza publicado: 30/09/2014 00h00 última modificação: 03/12/2015 10h12
Parte do encontro tratou da simulação do voto em urnas reais (foto: Andressa Souza)

Parte do encontro tratou da simulação do voto em urnas reais (foto: Andressa Souza)

Buscando fortalecer nos estudantes uma formação mais crítica e aproveitando a aproximação do período eleitoral, a Coordenação de Assuntos Estudantis do campus de Cedro, por iniciativa da estagiária curricular Kelsilene Costa, promoveu, na tarde desta terça-feira (30), uma palestra sobre a execução da cidadania política.
Na ocasião, o promotor de Justiça Eleitoral da 34ª Zona Eleitoral da Comarca de Cedro Leydomar Pereira e o técnico judiciário Roberto Lima falaram a cerca de cem alunos dos ensinos Médio Integrado, Técnico e Superior. Dentre os assuntos abordados, estavam o voto consciente, a corrupção eleitoral, o papel fiscalizador do cidadão e a participação e representação política dos jovens.
“Qual o preço de um voto?”, questionou o promotor. “Voto não tem preço, tem consequência”, ele mesmo respondeu, incentivando os estudantes a conhecer a vida pregressa de cada candidato antes de votar. “O momento da campanha é determinante para o futuro político da nação”, afirmou.
Silvana Farias, aluna do último semestre do curso de Mecatrônica, sempre foi bem envolvida com questões e movimentos políticos. “É muito importante desenvolver o senso crítico das pessoas, porque muitas têm a visão muito fechada de achar que política é só corrupção. Tem que ver que existe o outro lado”, defende a estudante, participante ativa do debate.