Você está aqui: Página Inicial > Cedro > Notícias > Time de Cedro é premiado em competição de robótica na Alemanha

Notícias

Time de Cedro é premiado em competição de robótica na Alemanha

Cearenses do IFCE apresentaram protótipo de veículo autoguiado
por publicado: 22/09/2015 00h00 última modificação: 10/03/2016 11h31
Time cearense foi aplaudido na Alemanha

Time cearense foi aplaudido na Alemanha

Pelo segundo ano consecutivo, o campus de Cedro do Instituto Federal do Ceará (IFCE) representou o Brasil num dos maiores eventos mundiais de robótica, a Worldwide Freescale Cup Challenge, que aconteceu nesta segunda (14) e terça (15) em Erlanger, na Alemanha. A competição consiste em apresentação de projetos de carros autoguiados construídos e programados por estudantes de diversos países.

Na final, na manhã desta terça, os brasileiros conquistaram o sexto lugar no mundial, superando países como Estados Unidos e Índia. Os três primeiros lugares ficaram, respectivamente, com China, Malásia e Suíça.

A delegação cearense é composta pelos professores Alan Vinícius Batista e Pedro Henrique Miranda e pelos alunos Weverton Lima e Aílton Silva. No ano passado, outro time do Cedro esteve presente na mesma competição, que ocorreu na Coreia do Sul.

 A vaga para o mundial é obtida por meio de seletiva nacional, na qual os cearenses conquistaram o primeiro e o segundo lugares, assegurando credencial para o evento internacional.

O Worldwide Freescale Cup Challenge é um campeonato mundial em que alunos constroem e programam um carro para completar, de forma autônoma, um percurso em uma pista de corridas composta de curvas, rampas, túneis, quebra-molas e cruzamentos. Aquele cujo desempenho for mais rápido e não descarrilar vence.