Você está aqui: Página Inicial > Cedro > Notícias > Protagonismo pela Matemática

Notícias

Protagonismo pela Matemática

Dois alunos recebem certificado de Menção Honrosa da Obmep 2014
por Andressa Souza publicado: 03/06/2015 00h00 última modificação: 22/12/2015 15h18
Exibir carrossel de imagens Alunos receberam Menção Honrosa pelos resultados de 2014 na Obmep (Foto: Regivano Oliveira)

Alunos receberam Menção Honrosa pelos resultados de 2014 na Obmep (Foto: Regivano Oliveira)

Some a dedicação aos estudos com a vontade de se destacar, subtraia a distração, eleve o conhecimento ao cubo e multiplique tudo isso pela superação dos desafios: essa é a fórmula do sucesso para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

Na última terça-feira (2), 197 estudantes do campus de Cedro participaram da primeira fase da 11ª edição da Olimpíada. Dentre eles estavam Wellington Rodrigues, 17, e Vinícius Nascimento, 15, alunos do curso Técnico Integrado em Eletrotécnica que receberam Menção Honrosa por seus resultados do ano passado na Obmep.

A Olimpíada é uma velha conhecida de Wellington, que vem participando todos os anos desde o ensino fundamental. Esta é, inclusive, a segunda vez que o estudante recebe o certificado de Menção Honrosa. Ele conta que, para incentivar os alunos a fazerem as provas, os docentes encontravam maneiras de deixar a Matemática mais “descontraída”. “[Os professores faziam isso] Colocando outros métodos de ensinar a Matemática para que os alunos pudessem aprender e abordando temas diferentes, usando jogos e brincadeiras, levando a gente a ter vontade de fazer a Obmep”, lembra.

Já para Vinícius, Matemática se destaca como sua matéria favorita. Mesmo assim, ele ainda valoriza a iniciativa da Olimpíada de trazer questões mais situacionais e humanizadas, com problemas a serem resolvidos, fugindo da simples aplicação de fórmulas. “Além de ser um teste para as minhas habilidades matemáticas, é um teste para o meu raciocínio lógico, porque a matemática da Obmep é uma matemática que você precisa raciocinar, não é aquela que você usa só conceitos que você aprendeu. Você também tem que pensar. Então, como estudante, eu vejo a Obmep como algo que testa para saber se eu estou realmente aprendendo”, avalia.

As provas da segunda fase da Obmep serão realizadas no dia 12 de setembro. Do campus Cedro, 12 estudantes (5% do total) serão classificados para essa etapa.