Você está aqui: Página Inicial > Cedro > Notícias > PRF promove dinâmica educativa

Notícias

PRF promove dinâmica educativa

Jogo envolveu estudantes durante segunda ação da campanha “Trânsito: Lugar de Educação”
por Andressa Souza publicado: 19/05/2016 12h50 última modificação: 19/05/2016 13h48
Exibir carrossel de imagens Foto: Ítalo Costa Jogo envolveu estudantes durante segunda ação da campanha “Trânsito: Lugar de Educação”

Jogo envolveu estudantes durante segunda ação da campanha “Trânsito: Lugar de Educação”

A campanha “Trânsito: Lugar de Educação”, uma parceria entre Detran, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e IFCE, voltou ao campus de Cedro ontem (18) com a segunda atividade do ano. Desta vez, o inspetor Alexandre Azevedo comandou uma dinâmica educativa com estudantes reunidos no auditório.

A ação consistiu em um jogo de perguntas e respostas, em que os alunos foram divididos em equipes para trabalhar em conjunto e vencer pelo maior número de acertos. Os temas abordados, com o auxílio de vídeos de situações reais vivenciadas no trânsito, foram uso do cinto de segurança, direção defensiva, equipamentos obrigatórios, distância de segurança e efeitos do uso de álcool no raciocínio do motorista.

“A gente tem certeza de que essa brincadeira gera conhecimento”, avalia o inspetor Alexandre Azevedo. “Porque é inegável que os adolescentes muitas vezes dirigem, a gente não tem como fechar os olhos para isso. Ainda que eles não tenham estudado legislação, eles precisam desse conhecimento para que possam fazer isso da maneira menos danosa possível e com mais responsabilidade.”

A ação fez parte do movimento Maio Amarelo, cuja proposta é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Segundo o inspetor, cerca de 43 mil pessoas morrem anualmente em acidentes de trânsito somente no Brasil, número superior às vítimas de doenças como o câncer de mama ou de próstata. “Você não tem como evitar alguns tipos de câncer, mas tem como evitar um acidente de trânsito”, alerta.