Você está aqui: Página Inicial > Cedro > Notícias > Outubro Rosa: campus realiza oficina de autoexame

Notícias

Outubro Rosa: campus realiza oficina de autoexame

publicado: 11/10/2016 11h34 última modificação: 11/10/2016 13h31

Os alunos e servidores do campus do Cedro tiveram um dia de conscientização sobre câncer de mama nesta terça-feira. A oficina de autoexame de mamas, organizada pela equipe de assistência estudantil, compõe a programação da campanha Outubro Rosa, conhecida mundialmente pelo combate ao câncer de mama.

Os participantes tiveram a oportunidade de fazer uma simulação com um protótipo de mamas. A jovem Caroline Galdino, de 15 anos, acha importante que a prevenção comece desde cedo. “Uma inciativa como essa é importante porque traz conhecimentos que a gente antes não tinha, sobre a saúde, fatores de risco e o próprio corpo”, avalia a estudante de Eletrotécnica.

A enfermeira do campus, Jadna Freitas, explica que o autoexame é fundamental para a saúde das mulheres. “A falta do diagnóstico precoce diminui muito a chance de cura do câncer de mama”, pontua. Entre os principais sinais e sintomas, segundo o Ministério da Saúde, estão: nódulos na mama e/ou nas axilas (muitas vezes, indolor), pele avermelhada na região e alterações no mamilo.

Leia também

Cedro se engaja no Outubro Rosa