Você está aqui: Página Inicial > Cedro > Notícias > Laboratório de Instalações Elétricas é revitalizado

Notícias

Laboratório de Instalações Elétricas é revitalizado

Iniciativa partiu de professora e estagiária
por Andressa Souza publicado: 19/04/2016 09h47 última modificação: 19/04/2016 09h47
Exibir carrossel de imagens Arte: Fabrício Castelo Antes e depois do laboratório de Instalações Elétricas do campus Cedro

Antes e depois do laboratório de Instalações Elétricas do campus Cedro

Os alunos e professores que participam de atividades práticas no laboratório de Instalações Elétricas do campus de Cedro perceberam grandes mudanças no espaço desde o início de abril. Por iniciativa da professora Jessyca Bessa, auxiliada pela aluna de Eletrotécnica e estagiária Iracema Guedes, o ambiente foi revitalizado.

De acordo com a docente, o laboratório estava com os equipamentos e componentes bagunçados, guardados sem ordenamento, o que atrapalhava o andamento das aulas. Além disso, estava esteticamente desagradável, com a pintura desgastada, e armazenando material desnecessário ao funcionamento do local.

A revitalização do ambiente foi dividida em etapas. A primeira foi a organização prática dos instrumentos, ferramentas e componentes, separados por tipos e cores em gavetas específicas; a segunda foi a pintura do laboratório; por fim, dentro das cabines foram instaladas sinaleiras de segurança para indicar a energização do local e evitar contato direto com os condutores de eletricidade, além de lâmpadas. “É um circuito independente do circuito da instalação que eles estão montando, então a lâmpada pode ficar ligada sem oferecer nenhum risco para o aluno e ele tem o ambiente iluminado para trabalhar nas aulas à noite”, explica a professora Jessyca Bessa.

O laboratório dispõe também de placas de alerta para a manutenção da segurança, da higiene e da qualidade do trabalho no recinto. Para minimizar os riscos do ambiente, há também a possibilidade da instalação do dispositivo DDR, mecanismo de proteção contra choques elétricos. “Deu outro ar”, resume a docente Jessyca Bessa sobre a revitalização do espaço.

Como conclusão de seu período de estágio, a aluna Iracema Guedes elaborou também um manual sobre as práticas realizadas no laboratório de Instalações Elétricas.