Você está aqui: Página Inicial > Cedro > Notícias > Festa de São João agita o campus

Notícias

Festa de São João agita o campus

Arraiá teve quadrilha, casamento matuto e danças regionais
por Andressa Souza publicado: 01/07/2015 00h00 última modificação: 22/12/2015 15h13
Exibir carrossel de imagens Arraiá do Cumpade IFCE teve quadrilha, casamento matuto e danças regionais (Foto: Regivano Oliveira)

Arraiá do Cumpade IFCE teve quadrilha, casamento matuto e danças regionais (Foto: Regivano Oliveira)

Quando junho desponta no calendário, a região Nordeste do Brasil se contamina com a alegria de um período muito próprio de si. As ruas se enchem de bandeirolas coloridas, surgem as barracas com comidas típicas, baião e forró arrasta-pé voltam aos radinhos de pilha, camisas de xadrez e vestidos de chita saem dos guarda-roupas.

Para encerrar o sexto mês como manda a tradição, o campus de Cedro do IFCE promoveu seu “arraiá” na última terça-feira (30). O projeto IFCE Junino, liderado e organizado por professores da área de Humanas,  trouxe apresentações de danças regionais, como o xaxado e o baião, quadrilha e casamento matuto.

Para a equipe organizadora, se valer da arte e da cultura  é uma medida válida para uma educação mais ampla e mais humana, importante principalmente em campus como o de Cedro, cuja vocação é bastante tecnológica. “A educação hoje apresenta várias alternativas e possibilidades de abordagem. Dentre elas a arte, o entretenimento, a cultura, seja por meio da dança, da poesia. Nesse sentido, essa alternativa vem agregar aos alunos a possibilidade de resgatar os valores culturais e regionais”, destaca a professora Danielle Rodrigues.

A participação dos alunos, dos servidores e da comunidade do município foi maciça. A quadra do campus estava lotada de espectadores. Beatriz Gama, aluna do técnico integrado em Eletrotécnica, teve um envolvimento expressivo nos festejos: participou do casamento matuto, das danças típicas e ainda teve fôlego para a quadrilha. Para ela, a motivação para o engajamento veio pela confiança que os professores depositaram nos alunos, encarados como parceiros, e também pelo caráter da atividade. "Acima de tudo por poder viver a cultura nordestina! Não podemos esquecer nossas raízes, sem contar que o prazer é imenso! Cultura é cultura e jamais pode ser esquecida!", acredita.

Para conferir a cobertura completa do Arraiá, acesse a página do IFCE - Campus Cedro no Facebook.