Você está aqui: Página Inicial > Cedro > Notícias > Estudantes representam campus no Connepi 2015

Notícias

Estudantes representam campus no Connepi 2015

Seis alunos de Cedro participam do congresso em Rio Branco (AC)
por Andressa Souza publicado: 01/12/2015 08h47 última modificação: 22/12/2015 14h40

Seis estudantes representam o campus de Cedro do Instituto Federal do Ceará (IFCE) no X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), que ocorre de 30 de novembro a 3 de dezembro de 2015, em Rio Branco (AC).

Dos cinco projetos cearenses selecionados para a Mostra Tecnológica do evento, espaço para a apresentação de produtos, protótipos, processos ou serviços de caráter tecnológico inovador, dois são do campus Cedro. Ambos do curso de Mecatrônica Industrial, os alunos Antônio Xavier e Thiago Magalhães apresentarão, respectivamente, um robô autônomo seguidor de linha para a Freescale Cup Brazil e um robô explorador utilizando propulsor traseiro com sistema de comunicação via rádio frequência.

Xavier também será responsável por apresentar produção científica na modalidade oral, com o trabalho “Análise dos riscos ambientais e desenvolvimento de um mapa de risco para um laboratório do setor mecânico”, e pôster, com o artigo “Robô móvel utilizado para locomoção em ambientes dinâmicos de difícil acesso”.

Outros três alunos também terão mais de um trabalho para expor. São eles Wendel Fechine, com o pôster “Aplicação da PHA como método para análise de riscos ambientais de um laboratório de operações mecânicas” e a apresentação oral de um estudo da aplicabilidade de um robô quadrúpede no apoio à agricultura; Janiere Silva, com os trabalhos “Desenvolvimento de um protótipo para o controle da iluminação à LED alimentado por energia solar para iluminação interna no IFCE Cedro” e “Verificação da iluminação interior de ambientes do IFCE Campus Cedro”; e Willame Balbino, com “Estudo da viabilidade de implantação de um sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica” e “Uso da arquitetura de comportamento subsumption em um robô móvel autônomo”.

Completando o time, Enilton Alves expõe pôster sobre o projeto “Desenvolvimento de um robô explorador de ambientes hostis controlado por meio de um aplicativo Android”.

Sobre o evento

O Connepi é realizado anualmente pela rede federal de educação profissional, científica e tecnológica e pelo Ministério da Educação (MEC). Estudantes, pesquisadores e empreendedores participam do evento. Oito áreas temáticas serão abordadas nesta edição: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Engenharias e Linguística; Letras e Artes.

Durante quatro dias de programação, haverá apresentações de artigos científicos, minicursos, palestras e mesas redondas. O roteiro também contempla a cultura, com apresentações artísticas de cada região do país, principalmente os desenvolvidos nos Institutos Federais. Os participantes poderão assistir performances musicais, teatrais e de dança.