Você está aqui: Página Inicial > Cedro > Notícias > Equipamentos são reinaugurados no campus

Notícias

Equipamentos são reinaugurados no campus

Auditório, biblioteca e restaurante estudantil passaram por importantes reformas
por Andressa Souza publicado: 24/04/2015 00h00 última modificação: 23/11/2015 08h31
Equipamentos foram inaugurados oficialmente com a presença do reitor do IFCE, corpo de servidores do campus de Cedro e famílias de ex-professores homenageados (Foto: Andressa Souza)

Equipamentos foram inaugurados oficialmente com a presença do reitor do IFCE, corpo de servidores do campus de Cedro e famílias de ex-professores homenageados (Foto: Andressa Souza)

Os nomes estão cravados em pedra e, assim, alcançam as futuras gerações com as quais os homens que designam não puderam conviver: “Auditório Paulo Enéas Silva de Araújo” e “Biblioteca José Luciano Pimentel”. As placas com as homenagens rendidas a ex-professores do IFCE campus Cedro que muito se dedicaram ao crescimento da instituição foram descerradas na noite de ontem (23), marcando a inauguração oficial dos equipamentos, além do restaurante estudantil.

Para o diretor-geral do campus, professor Fernando Melo, os ambientes representam um momento de fartura e estabilidade pelo qual a unidade passa depois de um início difícil e tortuoso, quando há 20 anos chegou ao município. Hoje, é tempo de festejar as conquistas e as histórias de sucesso escritas dentro dos muros. “Essa escola está alicerçada e não vai sair daqui”, garante. O prefeito de Cedro, Nilson Diniz, corrobora: “Tenho orgulho em participar desse momento. A escola está mais viva do que nunca”.

Para o reitor do IFCE e presidente da cerimônia, professor Virgílio Araripe, é notório um envolvimento afetivo de servidores, alunos e comunidade local com o campus. “Tudo aqui tem uma história porque tudo tem amor por essa instituição”, justifica. Na opinião do gestor, é assim, portanto, que se faz “uma escola inclusiva para que se possa fazer a transformação”.

Equipamentos
Lembrança viva dos agraciados, os equipamentos retomam a história do campus através de personagens fundamentais de sua trajetória. O Auditório Paulo Enéas Silva de Araújo recebe seu nome em homenagem ao primeiro professor cedrense a ministrar aulas na instituição em 1999 e 2000. Principal auditório do campus Cedro, o ambiente foi reformado em 2013 e hoje ocupa uma área de 600 m², comportando 212 pessoas.

A Biblioteca José Luciano Pimentel homenageia o professor da antiga Escola Técnica do Ceará que iniciou uma importante campanha junto aos servidores da UNED-Fortaleza, visando arrecadar os primeiros livros que passaram a integrar o acervo bibliográfico de Cedro. O equipamento conta atualmente com quatro servidores técnicos-administrativos responsáveis pela média de cem atendimentos diários ao público e pelo processamento técnico da informação e dispõe em torno de onze mil exemplares cadastrados em seu acervo. A área total de 332 m² tem 40 assentos para estudos individuais e coletivos, laboratório de pesquisa e multimídia e rede WIFI.

O Restaurante Estudantil do campus Cedro ocupa uma área de 660 m², possui cozinha moderna e salão com capacidade para atender até 320 usuários sentados. Diariamente são servidas uma média de 800 lanches para os discentes e 300 refeições de almoço para alunos e servidores. Com um corpo de 12 funcionários terceirizados e uma nutricionista pertencente ao quadro efetivo, o Restaurante representa importante conquista da comunidade acadêmica, contribuindo para a redução dos índices de evasão e favorecendo as condições de aprendizado dos estudantes.

registrado em: