Você está aqui: Página Inicial > Cedro > Notícias > Encontro Pedagógico promove debates

Notícias

Encontro Pedagógico promove debates

“A escola em tempo integral” foi o tema escolhido para edição
por Andressa Souza publicado: 19/12/2014 00h00 última modificação: 03/12/2015 09h13
Professores e técnicos administrativos marcaram presença no encontro (foto: Andressa Souza)

Professores e técnicos administrativos marcaram presença no encontro (foto: Andressa Souza)

Com o objetivo de promover o debate sobre questões que envolvem o contexto educacional, socializando e construindo conhecimentos a partir das experiências partilhadas, professores e técnicos administrativos do campusde Cedro do IFCE participaram, na última quarta-feira, da edição 2014.2 do Encontro Pedagógico realizado pela unidade.

O momento, orientado pela temática “A Escola em Tempo Integral”, buscou proporcionar maior esclarecimento e embasamento teórico acerca do assunto. Para tanto, a pedagoga Madalena Silva, lotada no campus de Iguatu do IFCE, ministrou uma palestra dinâmica para debater a fundamentação filosófica e pedagógica da educação em tempo integral.

A escolha do tema condiz com os novos desafios a frente da equipe escolar a partir da mudança na oferta das novas turmas dos cursos técnicos integrados nesse semestre, passando de um único turno para o tempo integral.

A Coordenação Técnico-Pedagógica (CTP), organizadora do evento, aproveitou a ocasião para lançar um projeto feito em parceria com a Coordenadoria de Assistência Estudantil para controle, retenção e combate à evasão escolar. “Os alunos no tempo integral não podem ficar somente sob a responsabilidade do professor. O aluno precisa ter outras oportunidades pedagógicas dentro do espaço escolar. Para isso a equipe está se articulando, pensando em ações e oficinas para envolver esses alunos em atividades que não sejam somente as aulas”, explica Maria Gorete Pereira, coordenadora pedagógica do campus.

O encontro contou ainda com a palestra do pedagogo Willame Felipe sobre avaliação da aprendizagem. Na dinamização, ele abordou a fundamentação legal e algumas formas de avaliar a partir de uma prática pedagógica voltada para uma escola inclusiva.