Você está aqui: Página Inicial > Cedro > Notícias > Clube de Leitura de Cedro visita Assaré

Notícias

Clube de Leitura de Cedro visita Assaré

Estudantes viajaram para conhecer a cidade natal do poeta Patativa
por Andressa Souza publicado: 24/10/2014 01h00, última modificação: 03/12/2015 10h59
Alunos visitam museu do poeta Patativa em Assaré (Foto: André Luiz Lopes)

Alunos visitam museu do poeta Patativa em Assaré (Foto: André Luiz Lopes)

O Clube de Leitura do campusde Cedro iniciou suas atividades desse semestre a todo vapor. Após uma viagem de estudo ao Memorial Rachel de Queiroz em Quixadá, no mês de setembro, chegou a vez da outra parte da turma, composta por cerca de 20 estudantes do Ensino Técnico Integrado ao Médio, conhecer as raízes do poeta Patativa, em Assaré, no último dia 10.

O projeto objetiva o resgate e a valorização da cultura nordestina através da literatura produzida por seus filhos. Nesse semestre, outro dos focos de trabalho será a obra do poeta paraibano Jessier Quirino.

Para o professor André Luiz Lopes, coordenador do Clube, a expedição trouxe frutos que não se prendem à sala de aula. “Além da questão da literatura de cordel, fica também o aprendizado da força do homem do campo, que mesmo com suas dificuldades consegue vencer. Patativa, cego e pobre, foi estudado até na França”, destaca.

Com reuniões semanais, o projeto se compromete a organizar um evento temático após as viagens, estruturado em três vertentes: peça de teatro amador; ornamentação do campus e apresentação acadêmica da vida e da obra dos autores escolhidos pautada no estudo e também nas informações colhidas durante as visitas em estandes nas salas de aula.