Você está aqui: Página Inicial > Cedro > Notícias > Cedro vence mais torneios de robótica

Notícias

Cedro vence mais torneios de robótica

Alunos conquistaram o pódio em duas competições realizadas em Quixadá
por Andressa Souza publicado: 11/11/2014 00h00 última modificação: 03/12/2015 09h52
Exibir carrossel de imagens Alunos foram os três primeiros lugares das duas modalidades de prova (Foto: Divulgação)

Alunos foram os três primeiros lugares das duas modalidades de prova (Foto: Divulgação)

O campusde Cedro do Instituto Federal do Ceará (IFCE) continua ampliando sua tradição de vitória nas competições de robótica. Um mês após vencer pelo segundo ano consecutivo a etapa nacional da Freescale Cup Brazil, outras equipes conquistaram prêmios na I Mostra Tecnológica da Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS), em Quixadá.

A competição trouxe ao campus os três primeiros lugares das duas modalidades de prova disponíveis. Onze alunos do curso de Tecnologia em Mecatrônica Industrial participaram da categoria “Robô Seguidor de Linha”, na qual construíram um mini-carro capaz de rastrear o trajeto da pista. O objetivo era completar o percurso sem utilizar controle remoto ou fios de condução. Para isso, os robôs eram dotados de sensores de luz infravermelha para sua orientação.

A segunda competição envolveu oito alunos do curso Técnico Integrado em Informática. O torneio de “Robocode” tinha um formato semelhante a um jogo virtual em que, utilizando apenas softwares, os estudantes deveriam programar a estratégia de batalha de um robô tanque, tornando-o capaz de executar uma sequência de golpes sem interferência do desenvolvedor durante o round.

Para o professor Renato William, orientador das equipes participantes no Robocode, a disputa instiga os estudantes a aprofundarem os conhecimentos. “É uma maneira de incentivar os alunos a aprenderem. Através de uma competição, eles se esforçam mais para aprender os conceitos que são passados em sala de aula”, acredita.