Você está aqui: Página Inicial > Cedro > Notícias > Cedro promove dia de doação de sangue

Notícias

Cedro promove dia de doação de sangue

Iniciativa faz parte de campanha realizada por estudantes de Mecatrônica Industrial
por Andressa Souza publicado: 14/04/2016 11h50 última modificação: 15/04/2016 09h02
Exibir carrossel de imagens Foto: Ítalo Costa Estudantes, servidores e comunidade se uniram para doar sangue

Estudantes, servidores e comunidade se uniram para doar sangue

A campanha "Saúde e Bem Estar", promovida pelos alunos do sétimo semestre de Mecatrônica Industrial do campus de Cedro do IFCE, teve início nesta quinta-feira (14) com uma manhã dedicada à doação de sangue.

A coleta, realizada em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) de Iguatu, uniu dezenas de alunos, servidores e membros da comunidade. Ao todo, foram colhidas 84 bolsas de sangue. Para se tornar um doador, é necessário levar um documento de identificação com foto, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50kg, estar bem de saúde, bem alimentado e ter dormido bem no dia anterior, por isso o voluntário não pode ter feito esforço físico nem ter ingerido bebida alcoolica ou comidas gordurosas.

Dentre os doadores, havia veteranos e novatos. Gerson Lucas, estudante do Técnico Integrado em Eletrotécnica, participava pela segunda vez. "É bom ajudar o próximo. Você ajuda uma pessoa, mesmo sem saber quem é, e não custa nada", comenta.

Já Itamar Olinda, do Técnico Integrado em Informática, tinha uma motivação especial para participar pela primeira vez. "Alguns dias atrás eu perdi uma amiga, porque ela sofreu um acidente e precisou receber sangue, mas o hospital não tinha. Eu fiz uma promessa que, a partir disso, toda vez que eu tivesse uma chance, eu doaria", conta.

O banco de sangue do Hemoce de Iguatu abastece 25 cidades da região, inclusive Cedro. Para manter o estoque em um nível que possa atender à demanda, a instituição realiza ações contínuas de coleta, geralmente duas vezes por semana, através de parcerias com empresas e universidades. Por conta dessa necessidade constante, a integrante da equipe de captação de doadores Janaína Rocha parabenizou os estudantes do campus Cedro. "Quem dera se a gente sempre tivesse essa iniciativa da parte dos jovens!", afirma. "É como se a gente estivesse plantando uma sementinha e já colhendo os frutos, com esses jovens querendo essa ação humanitária para ajudar o outro".

A doação de sangue foi a primeira de três etapas da campanha "Saúde e Bem Estar", promovida pelos alunos do sétimo semestre de Mecatrônica Industrial dentro da disciplina de Projeto Social. "Recentemente houve o caso de um ex-professor da instituição que estava precisando de doações de sangue e todos nós pudemos acompanhar a história dele pela internet. Isso nos motivou para esse primeiro evento", relata Nilson Oliveira, um dos organizadores da ação.

A segunda atividade da campanha será realizada no dia 28 de abril, com duas palestras sobre diabetes e as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti: dengue, zika vírus e chikungunya. Para encerrar o projeto, os estudantes promoverão, no mês de maio, uma minimaratona no município de Cedro. Todas as ações são abertas à comunidade.

Assunto(s): Educação, Saúde