Você está aqui: Página Inicial > Cedro > Notícias > Cedro participa de Semana da Automação Industrial

Notícias

Cedro participa de Semana da Automação Industrial

Evento científico aconteceu na última semana de maio no campus Juazeiro do Norte
por Andressa Souza publicado: 02/06/2015 00h00, última modificação: 22/12/2015 16h20
Professores do campus Cedro foram convidados para palestrar em Juazeiro do Norte (Foto: Divulgação)

Professores do campus Cedro foram convidados para palestrar em Juazeiro do Norte (Foto: Divulgação)

Mais um momento de integração intercampi do IFCE teve lugar na última semana de maio, durante a Semana de Tecnologia em Automação Industrial (SeTAI) do campus de Juazeiro do Norte. Além do grupo de quase vinte alunos dos cursos de Mecatrônica Industrial e Sistemas da Informação inscritos para participar do evento, a programação da noite de sexta-feira (29) contou com palestras dos professores Pedro Henrique Miranda, chefe do Departamento de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Deppi), e Emmanuel Diego, coordenador do curso de Sistemas da Informação.

No primeiro debate, o professor Pedro Henrique Miranda compartilhou a experiência de participar da Freescale Cup – Intelligente Car Racing, competição de programação de carros seguidores de linha em que o campus Cedro já sagrou-se campeão duas vezes seguidas, conquistando o direito de representar o Brasil nas etapas internacionais do desafio na Coreia do Sul (2014) e Alemanha (setembro de 2015). Além do torneio, o docente tratou também da tecnologia aplicada aos robôs e dos primeiros erros e acertos no histórico de participações.

Já a segunda palestra, ministrada pelo professor Emmanuel Diego, tratou dos conceitos iniciais sobre os olhos da automação para a visão computacional. Esse princípio, que determina a percepção de robôs para espaço, cores e compreensão geral de objetos, orienta não somente a programação dos carros seguidores de linha, como também de outros projetos do campus Cedro, como o futebol de robôs.

Segundo o professor Pedro Henrique Miranda, essas palestras são o momento de unir ensino e pesquisa através da aplicação do conteúdo de sala de aula em resultados práticos. “Muitas coisas que a gente aplica na pesquisa são originadas no ensino. Tem muitas disciplinas em que os alunos estudam, estudam, estudam e não sabem para o que serve”, comenta. “Quando a gente mostra a pesquisa e explica o projeto, a gente diz 'Na disciplina tal, a gente vê isso aqui que é fundamental para isso'. Então, nessas palestras, a gente tenta fazer esse link entre o ensino e a pesquisa para mostrar que aquilo ali que é usado aqui”.

SeTAI
A Semana de Automação Industrial do IFCE, campus de Juazeiro do Norte, foi realizada no período de 27 a 30 de maio de 2015. Com o tema central “O uso da tecnologia como ferramenta de ensino” a programação trouxe palestras, minicursos, apresentação de trabalhos e compartilhamento de experiências profissionais, contemplando reflexões críticas sobre a realidade do mundo contemporâneo e as transformações operadas pelo desenvolvimento tecnológico.