Você está aqui: Página Inicial > Cedro > Notícias > Campus promove mostra cultural

Notícias

Campus promove mostra cultural

“Cedro: Terra de Mil Encantos” terá palestras, oficinas, sarau e exposições
por Andressa Souza publicado: 09/12/2015 13h34 última modificação: 22/12/2015 14h21

Desde as primeiras pinturas nas paredes das cavernas, o homem se utiliza da arte para retratar o contexto em que vive e os anseios de sua época. A cultura em suas diversas vertentes de expressão se apresenta como uma forma de conhecer para melhor entender um povo, um período histórico, um ambiente específico.

É com essa mentalidade que os estudantes do 7º semestre de Mecatrônica Industrial do campus de Cedro do IFCE promovem a I Mostra Cultural “Cedro de Mil Encantos” na próxima terça-feira (15), das 8 h às 22 h. A programação oferece de forma gratuita palestras, oficinas, sarau literário e exposições.

De acordo com seus promotores, o evento busca atender a demanda cultural existente em Cedro e contribuir socialmente na recuperação do patrimônio histórico da cidade. Antônio Xavier, um dos alunos organizadores, ressalta que a proposta é também desmistificar a ideia de que os estudantes de Mecatrônica Industrial e os profissionais das áreas exatas se voltam exclusivamente para projetos tecnológicos. “Nós também gostamos de cultura”, explica.

Programação

O poeta, pintor e educador cedrense Cândido BC Neto palestra pela manhã, após a abertura oficial do evento. O artista abordará o tema “As manifestações culturais de Cedro”. Em seguida, será aberto um espaço de exposições com peças do museu ferroviário local, obras literárias, artesanatos e pinturas.

À tarde, serão ministradas oficinas de música, teatro e poesia, além de um sarau literário e apresentação do grupo de karatê. Por fim, encerrando a programação, durante a noite serão entregues comendas de homenagem a figuras que contribuíram para o cenário cultural local e shows da banda dos servidores do IFCE, maneiro pau, penitentes do Santo Antônio, entre outros.