Você está aqui: Página Inicial > Cedro > Notícias > Bolsistas do Pibid aprovam artigo para revista Conexões

Notícias

Bolsistas do Pibid aprovam artigo para revista Conexões

Docência

Publicação aborda o uso do software GeoGebra no aprendizado da matemática
por Andressa Souza publicado: 02/05/2016 10h42 última modificação: 02/05/2016 10h53

Wesley Freitas e Vinícius Ribeiro, estudantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do campus de Cedro, orientados pelos professores Roberta da Silva e Francisco José, tiveram artigo aprovado para a Revista Conexões – Ciência e Tecnologia, uma publicação científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Intitulado “Reflexões sobre o uso do GeoGebra como estratégia de ensino de Matemática: um relato de experiência de bolsistas de Iniciação à Docência do Pibid – IFCE Campus Cedro”, o trabalho foi desenvolvido a partir da utilização de um software livre como suporte ao aprendizado de matemática. O estudo se refere às práticas docentes dos alunos em uma escola de Ensino Médio no município de Icó durante o período de vigência da bolsa.

O GeoGebra é um programa de matemática dinâmica que agrega conceitos de aritmética, álgebra, geometria e cálculo. Feito com o intuito de ser utilizado em sala de aula, ele possibilita o desenho de pontos, vetores, segmentos, linhas e funções, facilitando a visualização dos conteúdos. “Permite que o aluno aprenda mais ou aprenda de forma mais significativa”, explica o bolsista Wesley Freitas. “A finalidade sempre foi essa: facilitar o aprendizado de matemática, porque tem uma infinidade de ferramentas que permitem você trabalhar a parte da visualização, que é bem melhor de aprender”.

Somando as possibilidades gráficas que o software oferece às provocações dos bolsistas com perguntas-chave a respeito dos conteúdos, os estudantes das três séries do Ensino Médio com quem o programa foi trabalhado responderam positivamente ao suporte. “Era justamente o que a gente queria: que eles pensassem e chegassem às suas próprias conjecturas do comportamento da função. Foi muito proveitoso levar o GeoGebra e ver eles mesmos chegarem às suas próprias conclusões”, avalia Wesley Freitas.

O artigo aprovado para a Revista Conexões é um desdobramento ampliado de outro trabalho, este apresentado em formato de pôster durante o Encontro Nacional das Licenciaturas (Enalic), mas com outro direcionamento. Enquanto no evento o GeoGebra foi apresentado como ferramenta de ensino, na revista o foco está na reflexão sobre a efetividade de seu uso em sala de aula. O artigo apresentado no Enalic foi de autoria também do bolsista Gevanaldo Teixeira.