Você está aqui: Página Inicial > Cedro > Notícias > Alunos trabalham com rede elétrica em projeto

Notícias

Alunos trabalham com rede elétrica em projeto

Minicurso interdisciplinar aconteceu durante os sábados letivos
por Andressa Souza publicado: 18/03/2015 00h00 última modificação: 23/11/2015 09h19
Turma era formada por estudantes dos cursos técnicos em Eletrotécnica e de Mecatrônica (Foto: Divulgação)

Turma era formada por estudantes dos cursos técnicos em Eletrotécnica e de Mecatrônica (Foto: Divulgação)

Os sábados letivos no campus de Cedro passaram a ter propostas diferentes de ensino-aprendizagem em 2015. Além das tradicionais aulas de disciplinas básicas como Português, Matemática, História ou Geografia, alguns projetos interdisciplinares estão sendo desenvolvidos em parceria com os professores.

Exemplo disso foi o minicurso de Coleta de Dados de uma Rede de Distribuição de Energia Elétrica, ministrado no fim de fevereiro e começo de março pelo professor Moisés Lima.

Segundo o docente, o projeto consistia em incutir nos alunos noções básicas sobre geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, com foco nos aspectos construtivos de uma rede de distribuição de energia elétrica. Ao todo, 27 estudantes dos cursos técnicos e integrados em Eletrotécnica e também do superior em Mecatrônica Industrial participaram da formação.

Além das instruções teóricas ministradas em sala de aula, os alunos também foram a campo. A atividade consistia na coleta de informações de uma rede elétrica pedagógica, ou seja, formada pelas estruturas que servem para levar energia elétrica até as residências, mas cuja eletricidade foi desligada para fins pedagógicos.

Nesse momento, os estudantes puderam colocar em prática conhecimentos de disciplinas como Sistemas de Potência e Redes de Distribuição, além da coleta de pontos georreferenciados tendo contato com aparelho GPS. Em seguida, desenharam os dados coletados em uma plataforma de desenho assistido por computador, abrangendo as disciplinas CAD e Desenho Técnico.