Você está aqui: Página Inicial > Cedro > Notícias > Alunos conhecem subestações da Chesf e da Coelce

Notícias

Alunos conhecem subestações da Chesf e da Coelce

Visitas técnicas buscam abranger as três etapas da transferência de energia
por Andressa Souza publicado: 04/04/2016 11h50 última modificação: 04/04/2016 11h50
Exibir carrossel de imagens Foto: Andressa Souza Estudantes visitaram subestação para ver na prática o processo de distribuição de energia elétrica

Estudantes visitaram subestação para ver na prática o processo de distribuição de energia elétrica

"A energia é perigosa, mas é bonita", alertou o operador Joaquim Pereira à turma, com a voz grave dos 33 anos de experiência. Trajados em jalecos, capacetes e botas isolantes, cerca de vinte e cinco alunos concludentes do técnico em Eletrotécnica (modalidades Integrado, Concomitante e EJA) puderam conferir de perto um pouco da realidade que os aguarda depois da formatura.

Os estudantes conheceram, na última semana, a subestação da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), em Icó, e a da Companhia Energética do Ceará (Coelce), em Cedro. Nas duas visitas, o grupo foi acompanhado por técnicos e professores que os orientaram não somente quanto aos processos de segurança obrigatórios para a permanência, como também quanto ao funcionamento dos parques elétricos.  

"Na subestação, os alunos têm contato com vários equipamentos que eles veem no decorrer do curso: transformadores, chaves fusíveis, chaves seccionadoras. É uma visita interdisciplinar que envolve 90% dos conhecimentos que eles adquirem no curso", explica o professor Moisés Gomes, coordenador do curso de Eletrotécnica. O Catálogo de Cursos Técnicos do Ministério da Educação orienta, inclusive, que os profissionais formados atuem na área das concessionárias de energia elétrica.

O sistema elétrico de potência tem várias etapas de transferência da energia, desde a produção em usinas de diferentes fontes até a chegada aos consumidores finais. As principais fases desse processo são a geração, a transmissão e a distribuição de energia elétrica.

Nessas visitas, os estudantes puderam conhecer pessoalmente a etapa da transmissão, em que a energia elétrica é transportada entre o local em que é gerada até o ponto onde será distribuída aos consumidores, em Icó. Nessa fase, a energia é transmitida em potências mais elevadas. É somente na etapa da distribuição, que acontece na subestação da Coelce, que o nível de tensão da energia transportada é diminuído para chegar ao usuário comum.

Ver tudo isso de perto pela primeira vez marcou o fim do curso do estudante Ronivom Souza, do quarto semestre do técnico concomitante em Eletrotécnica. "Foi um momento oportuno por podermos ver em campo, na prática, um pouco daquilo que vimos na sala de aula", relata.

Os alunos poderão ver de perto o início do processo do sistema elétrico de potência e a geração da energia elétrica entre os dias 25 e 28 de abril, data em que está marcada a viagem de visita técnica ao Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso, na Bahia.