Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > IFCE e Complexo do Pecém estreitam relacionamento

Notícias

IFCE e Complexo do Pecém estreitam relacionamento

Parcerias são articuladas para oferta de qualificação para atender setor produtivo
publicado: 17/03/2016 14h28, última modificação: 17/03/2016 14h39
Gestores articulam parcerias para oferta de cursos

Gestores articulam parcerias para oferta de cursos

Em reunião nesta segunda-feira(14), no Gabinete da Reitoria, o reitor Virgílio Araripe, do Instituto Federal do Ceará, recebeu integrantes da diretoria da Associação  das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP), para tratar de parcerias com vista à oferta de cursos de qualificação, por meio do campus avançado do IFCE no Pecém, a trabalhadores do setor industrial local e, também, para pessoas da comunidade que futuramente poderão compor o quadro funcional de alguma das empresas em funcionamento na região.

De acordo com o diretor-presidente da entidade, Fernando Moura, 14 das 21 empresas instaladas no complexo compõem a associação: "estamos na fase de implantação de mais 9 empreendimentos e geramos hoje mais de 6 mil empregos diretos. Os investimentos giram em torno de R$ 29 bilhões. Para avançarmos mais precisamos, justamente, de pessoal qualificado em áreas bem específica e, nesse sentido, queremos firmar parcerias com o IFCE. Projetamos, brevemente, com a chegada dessas novas empresas e ampliação das linhas de produção, a abertura de mais postos de trabalho. A prioridade é recrutar, localmente, à medida que apareçam as oportunidades ", colocou o representante da Associação.

O reitor Virgílio Araripe, por sua vez, destacou que o campus avançado do Pecém terá esse papel na região. A partir de novembro de 2015, quando o IFCE recebeu do Governo do Estado, a cessão do então Centro de Treinamento do Trabalhador do Ceará - CTTC, tem-se trabalhado com o propósito de criar as condições para atender às demandas oriundas do complexo industrial e da comunidade. Já em 2016, houve a oferta de 100 vagas nos cursos de extensão de inglês para comunicação básica e de operador de computador: "estamos iniciando um trabalho que, necessariamente, precisaremos firmar parceria público-privada. Pretendemos envolver, ainda, as áreas de tecnologia e inovação, a fim de respondermos às necessidades do setor produtivo e da comunidade", informou o gestor do IFCE.

Participaram também da reunião: Tássio Lofti, pró-reitor de Administração e de Planejamento (IFCE); Rodrigo Freitas, diretor-geral do campus de Caucaia - ao qual o campus avançado do Pecém é ligado -; José Orlando Medeiros, diretor do campus avançado do Pecém; Mirian Brasil, assessora pedagógica da Reitoria para implantação de novos campi; Marcel Ribeiro, chefe do Departamento de Ensino do campus de Caucaia; Marcus Borges, diretor-executivo (AECIPP); Rômulo Alexandre Soares, assessor jurídico (AECIPP). 

Por Antônio Alencar - reitoria