Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > IFCE e Complexo do Pecém estreitam relacionamento
conteúdo

Notícias

IFCE e Complexo do Pecém estreitam relacionamento

Parcerias são articuladas para oferta de qualificação para atender setor produtivo
Gestores articulam parcerias para oferta de cursos

Gestores articulam parcerias para oferta de cursos

Em reunião nesta segunda-feira(14), no Gabinete da Reitoria, o reitor Virgílio Araripe, do Instituto Federal do Ceará, recebeu integrantes da diretoria da Associação  das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP), para tratar de parcerias com vista à oferta de cursos de qualificação, por meio do campus avançado do IFCE no Pecém, a trabalhadores do setor industrial local e, também, para pessoas da comunidade que futuramente poderão compor o quadro funcional de alguma das empresas em funcionamento na região.

De acordo com o diretor-presidente da entidade, Fernando Moura, 14 das 21 empresas instaladas no complexo compõem a associação: "estamos na fase de implantação de mais 9 empreendimentos e geramos hoje mais de 6 mil empregos diretos. Os investimentos giram em torno de R$ 29 bilhões. Para avançarmos mais precisamos, justamente, de pessoal qualificado em áreas bem específica e, nesse sentido, queremos firmar parcerias com o IFCE. Projetamos, brevemente, com a chegada dessas novas empresas e ampliação das linhas de produção, a abertura de mais postos de trabalho. A prioridade é recrutar, localmente, à medida que apareçam as oportunidades ", colocou o representante da Associação.

O reitor Virgílio Araripe, por sua vez, destacou que o campus avançado do Pecém terá esse papel na região. A partir de novembro de 2015, quando o IFCE recebeu do Governo do Estado, a cessão do então Centro de Treinamento do Trabalhador do Ceará - CTTC, tem-se trabalhado com o propósito de criar as condições para atender às demandas oriundas do complexo industrial e da comunidade. Já em 2016, houve a oferta de 100 vagas nos cursos de extensão de inglês para comunicação básica e de operador de computador: "estamos iniciando um trabalho que, necessariamente, precisaremos firmar parceria público-privada. Pretendemos envolver, ainda, as áreas de tecnologia e inovação, a fim de respondermos às necessidades do setor produtivo e da comunidade", informou o gestor do IFCE.

Participaram também da reunião: Tássio Lofti, pró-reitor de Administração e de Planejamento (IFCE); Rodrigo Freitas, diretor-geral do campus de Caucaia - ao qual o campus avançado do Pecém é ligado -; José Orlando Medeiros, diretor do campus avançado do Pecém; Mirian Brasil, assessora pedagógica da Reitoria para implantação de novos campi; Marcel Ribeiro, chefe do Departamento de Ensino do campus de Caucaia; Marcus Borges, diretor-executivo (AECIPP); Rômulo Alexandre Soares, assessor jurídico (AECIPP). 

Por Antônio Alencar - reitoria