Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > Esporte entra na rotina de servidores do campus de Caucaia

Notícias

Esporte entra na rotina de servidores do campus de Caucaia

Grupo se reúne para praticar corrida como opção de lazer e promoção da saúde
publicado: 07/10/2016 09h21 última modificação: 07/10/2016 10h06
Colegas de campus se reúnem para correr juntos (Foto: arquivo pessoal)

Colegas de campus se reúnem para correr juntos (Foto: arquivo pessoal)

A sala de aula, os corredores e os escritórios não são os únicos ambientes compartilhados pelos servidores do campus de Caucaia do IFCE. Há poucos meses, um grupo se reúne para regar a saúde por meio da corrida. Seja para apenas sair do sedentarismo ou para competir “valendo”, docentes e técnicos administrativos dão exemplo e suam a camisa.

Um exemplo é Weilla Belo, chefe de gabinete do campus. “Comecei a participar de corridas de rua em 2013, motivada por amigos que já corriam. Apesar de não correr frequentemente como gostaria, aproveito sempre as oportunidades que tenho, visto que correr é extremamente gratificante, pois faz bem ao corpo e à mente”, resumiu a servidora.

Para ela, além dos ganhos físicos, a corrida “serve como momento de relaxamento, pois a atividade permite que façamos percursos diferentes e possamos também admirar diferentes paisagens, quer seja correndo na praia ou nas ruas do bairro”.

Sobre conciliar essa prática com o trabalho, ela diz ser plenamente possível, por se tratar de uma atividade que não demanda grandes esforços de deslocamento. “Pois se pode correr antes ou após o horário de trabalho em qualquer local”, frisa Weilla.

Felipe Morales, técnico em Eletrotécnica do campus, é outro atleta entre os servidores de Caucaia. “Comecei a observar amigos que correm, tentei correr uma época, mas arrumava desculpa, aí quando vi, no campus, o exemplo do Rodrigo (Freitas) e de outros colegas, tentei usar como incentivo”, conta. “A motivação mesmo veio depois dos jogos dos servidores (em junho deste ano), porque me vi num vídeo, notei que precisava emagrecer e aceitei o desafio de treinar, praticar esporte”, acrescenta.

Depois disso, Felipe começou a participar de corridas. Nas primeiras provas, de 3km e de 5km, conseguiu terminar e o resultado aumentou sua motivação. “No campus, a gente se juntou pra ir a algumas corridas e está tentando captar mais pessoas pra montar uma equipe e correr junto, que é mais motivador”, avalia, informando que o time do IFCE já tem dez componentes e está ganhando mais adeptos. “A gente treina, muda a alimentação, é muito legal”, destaca.

Luís Carlos de Freitas – Campus de Caucaia