Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > Caucaia sedia evento de estudos afro-brasileiros e indígenas

Notícias

Caucaia sedia evento de estudos afro-brasileiros e indígenas

Palestras, oficinas e manifestações culturais estão na programação
publicado: 28/10/2016 10h47 última modificação: 28/10/2016 11h24

Dias 3 e 4 de novembro, o campus de Caucaia receberá o II Encontro para Estudos Afrobrasileiros e Indígenas do IFCE, que tem como principal objetivo possibilitar e fortalecer condições de acesso e permanência dos estudantes de comunidades indígenas e quilombolas no Instituto Federal do Ceará (IFCE).

O evento, que reúne os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFCE, busca colaborar com o fortalecimento das identidades culturais daqueles grupos. As inscrições são gratuitas, bastando preencher o formulário.

As atividades ocorrerão nos períodos da manhã e da tarde. No primeiro dia, após a acolhida aos participantes, a programação seguirá com a mesa-redonda “A reinvenção cultural dos índios e quilombolas por meio da difusão dos Neabi e da educação diferenciada no ensino médio, técnico e superior”. O momento reunirá especialistas de diferentes instituições. Oficinas, como fanzine, culinária e de turbantes, também estão no roteiro da manhã.

Ainda no dia 3, na parte da tarde, estão na programação atividades como o momento de vivência na comunidade indígena Tapeba, em Caucaia, das 14 às 17h, e, já no campus, às 17h20, a apresentação do livro “Um olhar psicopedagógico sobre a africanidade no IFCE”, de autoria dos professores Ricardo Pedrosa e Hamilton Chaves. Apresentação de vídeos, capoeira, roda de conversa, feirinha e forró completam o roteiro da quinta-feira.

No segundo e último dia, sexta, o destaque da manhã fica para a mesa-redonda “Interfaces da atuação das comunidades tradicionais indígena e quilombola no cenário educacional nacional e local: resignificando o pertencimento étnico”, às 9h.

Ainda pela manhã, haverá a apresentação da minuta do regimento de implantação dos Neabi nos campi, para discussão entre grupos de trabalho. À tarde, haverá o retorno dos grupos para apresentação dos trabalhos, votação de diretrizes e princípios gerais do regimento.

Mais informações: neabicaucaia@gmail.com

Luís Carlos de Freitas – Campus de Caucaia