Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > Campus de Caucaia promove II Encontro Literário

Notícias

Campus de Caucaia promove II Encontro Literário

Alunos apresentam clássicos da literatura em encenações artístico-culturais
publicado: 18/03/2016 16h14 última modificação: 18/03/2016 16h37
Pedro Rildson Abertura Encontro Literário

Abertura Encontro Literário

O campus de Caucaia promoveu, no dia 07 de março, o II Encontro Literário do Programa Rede de Leituras e Leitores. Unindo novamente alunos, servidores, colaboradores e comunidade externa, o evento permitiu o contato não somente com diferentes gêneros textuais, mas também com formas distintas de expressar o que as vivências de leitura do programa transmitiram ou ensinaram aos leitores.

O encontro contou com algumas apresentações artístico-culturais, como declamação de poemas e encenações teatrais, além da participação do professor e escritor cearense Antônio Ortiz e de depoimentos da comunidade acadêmica sobre os desdobramentos do programa no campus.

Após a acolhida inicial, feita pelo Diretor-geral, professor Rodrigo Freitas, e pelo diretor de ensino, professor Marcel Ribeiro Mendonça, a coordenadora do programa, Edilene Teles, explicou a todos os presentes os objetivos e a programação do encontro. A turma de Metalurgia S1 iniciou as atividades do evento com uma apresentação artística do poema "Navio Negreiro", de Castro Alves, sob a condução de Iveline Lima, Técnica em Assuntos Educacionais.

Em seguida, a professora Aurenívia Ferreira da Silva mediou um bate-papo literário com Antônio Ortiz, que dividiu com o público sua experiência em relação à leitura e à literatura desde o tempo de estudante, sua paixão pela profissão de professor e seu hobby como escritor. Falou sobre o seu fazer poético e, de forma leve e descontraída, incentivou os presentes a abraçarem o hábito de leitura e não largarem nunca.

As encenações teatrais ficaram por conta das turmas de Petroquímica S1 e de Eletroeletrônica S1, que fizeram divertidos esquetes teatrais de "A farsa", uma crônica de Luís Fernando Veríssimo trabalhada nas vivências de leitura, e do "Auto da Barca do Inferno", do dramaturgo humanista português Gil Vicente.

Tivemos ainda: a participação de alguns alunos de Metalurgia S2, partilhando a importância que o programa teve para eles e a consequente criação de um grupo de leitura discente; a divulgação e depoimentos de uma aluna de Eletroeletrônica S1 sobre o "Ninho de livros", mais uma iniciativa do programa que está sendo desenvolvida no campus; e a declamação de um poema do autor convidado feita pelos alunos Kaio Henrique Cardoso e Fernanda Pontes.

Por Aurenível Ferreira - colaboradora