Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > Campus de Caucaia orienta alunos sobre alimentação saudável

Notícias

Campus de Caucaia orienta alunos sobre alimentação saudável

Iniciativa busca incentivar pequenas mudanças em prol da saúde
publicado: 06/09/2016 09h12 última modificação: 06/09/2016 10h23
Nutricionista Bárbara Fiorio coordenou as ações no campus (Foto: Andréa Freitas)

Nutricionista Bárbara Fiorio coordenou as ações no campus (Foto: Andréa Freitas)

O Dia do Nutricionista, em 31 de agosto, foi celebrado com orientação sobre saúde no campus de Caucaia do IFCE, envolvendo alunos e servidores. Exibição de vídeos que tratavam a respeito da profissão e sobre se alimentar adequadamente no dia a dia foi uma das ações de destaque. Na ocasião, também houve a entrega do material "Pacto do Bem", disponibilizado pelo Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), citando diretrizes e eixos do Pacto Nacional pela Alimentação Saudável.

Para a nutricionista do campus de Caucaia, Bárbara Fiorio, “falar de bons hábitos alimentares é sempre importante, pois, de acordo com a última pesquisa do IBGE, os adolescentes diminuíram ainda mais o consumo de alimentos saudáveis, se comparado com o levantamento anterior”. Segundo ela, a pesquisa alerta que, de cada dez estudantes de 13 a 15 anos, só três comem frutas em pelo menos cinco dias da semana. Os que comem legumes pelo menos cinco dias na semana são menos de 40%.

A realidade desses adolescentes está próxima dos alunos atendidos no IFCE em Caucaia, avalia a nutricionista. É comum nessa faixa etária reclamação sobre presença de "verduras" nos lanches e da “falta” de sal e açúcar nas preparações. “Ao lançarmos a estratégia do Pacto do Bem, chamamos atenção para pontos importantes relacionados aos hábitos alimentares. Espera-se incentivar pequenas mudanças e contribuir para a prevenção de diversas doenças, como diabetes, hipertensão arterial e até mesmo câncer, entre outras”, frisou Bárbara.

Luís Carlos de Freitas – Campus de Caucaia