Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > Aedes aegypti:aprenda a fazer aromatizante

Notícias

Aedes aegypti:aprenda a fazer aromatizante

O produto é utilizado para repelir o mosquito e outros insetos

publicado: 15/03/2016 17h19 última modificação: 15/03/2016 17h23
Foto:Sheyla Graziela

Foto:Sheyla Graziela

O servidor do campus de Juazeiro do Norte, Ricardo Ferreira da Fonseca, desenvolveu uma fórmula de aromatizante a base de citronela para afastar o mosquito Aedes aegypti e outros insetos. Ele explica que como trata-se de um problema mundial é importante que a população possa aliar várias alternativas de controle para minimizar os riscos.

Para fabricar o aromatizante basta comprar em lojas de produtos químicos os seguintes reagentes: ½ litro de base para aromatizante, 1 L de álcool de cereais a 54% e 50 ml de óleo de citronela. Será necessário ainda 1 L de água, que deverá ser deixada ao ar livre de um dia para o outro para reduzir a quantidade de cloro.

Ricardo ensina que basta misturar o álcool com a água, adicionar a base para aromatizante, homogeneizar bem e acrescentar o óleo de citronela lentamente. Em seguida, envasar em vidro preto ou garrafa pet enrolada com jornal ou papel alumínio para isolar da iluminação e deixar na geladeira por sete dias. O produto poderá ser colocado em um difusor de ambiente ou borrifado na casa para repelir os insetos.