Você está aqui: Página Inicial > Canindé > Notícias > Canindé aprova 4 artigos na Expressões da Extensão
conteúdo

Notícias

Canindé aprova 4 artigos na Expressões da Extensão

REVISTA CIENTÍFICA

Dois trabalhos são de docentes ainda no campus e dois são de servidores já removidos
publicado: 17/04/2018 11h13, última modificação: 18/04/2018 10h22
Foto: Ítalo Costa Projeto Práticas Corporais Inclusivas compõe um dos artigos aprovados

Projeto Práticas Corporais Inclusivas compõe um dos artigos aprovados

A Pró-reitoria de Extensão (PROEXT) do Instituto Federal do Ceará divulgou ontem (16) os artigos científicos aprovados para o 3° volume da Revista Expressões da Extensão, que será publicado em dois números, cada um composto de 12 artigos científicos. Dos 24 trabalhos, quatro tematizam práticas de extensão realizadas no campus de Canindé.

Dois artigos aprovados são de docentes ainda no campus. Na área de Educação, as professoras Ana Cláudia Gouveia e Lourdes Neta e o bolsista Jailson Honorato aprovaram o artigo “Formação Docente em Matemática: Revelações das Práticas de Extensão”. Já no tema de Cultura, as professoras Samara Abreu e Thaidys Monte, além das estudantes Gabriela Cruz, Naiane Gomes e Cleane Santos terão publicado o texto “Narrativas em Quadrinhos: Significações do Vivido no Projeto de Extensão Práticas Corporais”. O artigo analisou uma história em quadrinhos escrita e desenhada por Cremilda Vieira, uma das alunas atendidas pelo projeto.

Os outros dois trabalhos aprovados são de servidores já removidos, mas que realizaram no campus de Canindé atividades extensionistas de destaque. São eles: “Projeto Guajara: Trilhando a Alteridade nos Sertões de Canindé”, dos professores Daniel Pinto e Stephanie Menezes (campus de Morada Nova), e dos alunos Silvia Mesquita, Valdo Feitosa e Leonardo Soares, na área de Meio Ambiente; e “Luz no Caminho: a Fotografia e o Audiovisual como Ferramenta de Desenvolvimento Socioeconômico por meio da Interação entre o IFCE e a Comunidade”, do técnico em audiovisual Eugênio Pacelli Santos na área de Cultura.

A revista recebeu 39 submissões de artigos, distribuídos nas seguintes áreas temáticas: Comunicação (3); Cultura (4); Direitos Humanos e Justiça (3); Educação (13); Meio ambiente (8); Saúde (3); Tecnologia e Produção (2) e Trabalho (3). Confira todos os artigos aprovados para o 3° volume, N° 1 e os artigos aprovados para o 3° volume, N° 2.

Sobre a revista

O periódico “Expressões da Extensão” tem como principal objetivo a divulgação das ações extensionistas desenvolvidas no âmbito do IFCE e nas suas comunidades de abrangência. Tem como proposta principal dar visibilidade às ações executadas na área da extensão, e proporcionar um retorno à sociedade sobre os conhecimentos adquiridos, compartilhados e formalizados através de Programas e Projetos de extensão.