Você está aqui: Página Inicial > Canindé > Notícias > Canindé entrega terceiro bloco didático à comunidade
conteúdo

Notícias

Canindé entrega terceiro bloco didático à comunidade

MAIS CONQUISTAS

Estrutura conta com 15 espaços educativos e ampliará atividades de ensino, pesquisa e extensão
publicado: 08/02/2018 12h50, última modificação: 08/02/2018 13h05

O campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará reuniu a comunidade acadêmica e a sociedade civil ontem (7) para a cerimônia de inauguração do seu terceiro bloco didático.

O novo bloco de ensino é fruto de um investimento de mais de R$ 2 milhões em construção e compra de equipamentos. A área construída total é de 924 m² distribuídos em três andares e 15 espaços educativos, dentre salas de aulas, salas para professores e laboratórios.

Para o diretor-geral do campus de Canindé, professor Francisco Vidal, o bloco didático abre um novo ciclo educativo na região após oito anos da implantação do IFCE no município. “Queremos cada vez mais aproximar o campus da comunidade, não só através dos projetos educativos do ensino regular, mas principalmente da pesquisa e da extensão”, afirma.

Inauguração do terceiro bloco didático do campus Canindé

“É um imenso prazer ver a construção desse bloco monumental. Há seis anos eu cheguei aqui, cresci politicamente, vi pessoas saindo e vi pessoas entrando. Meus pais e a maioria dos meus amigos se formaram nessa instituição, então meu sentimento de amor e pertencimento é imensurável”, afirmou a aluna Ingrid La Belle, representando o corpo discente e o movimento estudantil na cerimônia. Ela destacou a importância da nova estrutura didática para o projeto de interiorização da educação promovida pelo Instituto Federal do Ceará. “É emocionante saber que as pessoas do interior podem estudar em suas cidades e ter uma educação numa universidade pública, gratuita e de qualidade”.

Para o coordenador de infraestrutura do campus Canindé, Evangelista Agostinho, ver o novo bloco pronto e entregue à comunidade é uma vitória após uma árdua batalha que durou três anos. “É muito gratificante. Um bloco de ensino como esse tem efeitos colaterais muito bons: o número de terceirizados pode aumentar, então é mais emprego. Tem como justificar para o Governo Federal a contratação de mais professores, de mais técnicos administrativos”.

As novas instalações podem atender até 350 estudantes e vão ampliar o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, podendo inclusive ser utilizadas pelos cursos que serão implantados no futuro, como as licenciaturas em Música e em Pedagogia. No campus de Canindé, funcionam atualmente nove cursos, dentre técnicos, superiores e de pós-graduação, com mais de 900 alunos matriculados e mais de 600 profissionais formados.

A solenidade de descerramento da placa de inauguração contou com a presença do reitor do IFCE, Virgílio Araripe, bem como de outras autoridades convidadas, como a prefeita do município de Canindé, Rozário Ximenes, que aproveitou a ocasião para assinar a ordem de serviço da pavimentação da entrada do campus.

registrado em: ,