Você está aqui: Página Inicial > Camocim > Notícias > Grupo NAUTA testa barco inflável em Camocim

Notícias

Grupo NAUTA testa barco inflável em Camocim

publicado: 16/02/2017 17h39, última modificação: 17/02/2017 10h38

 

No dia 03 de Fevereiro, sexta-feira, estudantes e professores do Curso de Tecnologia em Processos Ambientais (TPA) do IFCE campus  de Camocim, integrantes do Grupo de Pesquisas componente do Núcleo Pró Autonomia Ambiental (NAUTA), foram ao Bairro Maceió para testar novos equipamentos de pesquisas de campo: GPS Garmin Monterra e barco inflável com propulsão elétrica.

O barco possui capacidade para quatro pessoas e foi adquirido como equipamento de apoio à plataforma robótica do projeto BHoIA - Boia Holonômica para Investigação Ambiental –, a qual trata-se de uma boia padrão da Marinha equipada com sensores fotômetros, computador de bordo e motores elétricos para medir a qualidade da água de maneira remota, autônoma e instantânea.

A saída do campus foi por volta das 14 horas rumo ao Maceió, lá o barco foi inflado, montado e o teste foi feito na laguna do Maceió. Foi testada a potência, flutuabilidade e controle do barco. Foram feitas análises utilizando uma sonda multiparamétrica em alguns pontos para descobrir as características da água do local, como temperatura, pH, salinidade e condutividade elétrica, turbidez e oxigênio dissolvido.

Texto: Paloma Santos de Almeida Graduanda do Curso de TPA - IFCE campus Camocim.