Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > 'Semana' promove palestras, oficinas e debate

Notícias

'Semana' promove palestras, oficinas e debate

Programação de três dias deu início às atividades do semestre 2016.1
publicado: 06/05/2016 11h17 última modificação: 06/05/2016 13h32

Em vez de aula, um passeio pelo campus. E apresentação de música, dança e teatro. E oficina sobre Plano de Estudo, palestra sobre combate ao bullyng e à violência escolar, roda de conversa sobre Movimento Estudantil. Essas foram algumas atividades da I Semana de Integração do campus de Aracati, realizada de 5 a 6 de maio, que apresentou diferentes aspectos do IF e trouxe boas surpresas aos alunos que chegaram aqui pela primeira vez.

Organizada por uma equipe multidisciplinar de servidores, a programação teve o objetivo de mostrar o funcionamento da instituição e ajudar os estudantes a estabelecerem relações de amizade entre si e de identificação com o curso que escolheram. “A ideia era proporcionar alguns momentos para favorecer a integração dos alunos novatos com a instituição e com os alunos veteranos, pra que eles conhecessem a dinâmica do IFCE, o perfil do curso que eles escolheram...”, acrescenta a pedagoga Juarina Silveira. “Então ao acolher esse aluno de maneira dinâmica e respeitosa a nossa ideia foi favorecer a criação de um vínculo já no primeiro momento para favorecer a permanência do aluno”.

O aluno Elison Costa aprovou a iniciativa. “Achei maravilhoso, foi uma forma da gente se sentir mais à vontade no campus”, disse ele. Já Lourena Alvez destacou a rapidez com que conseguiu conhecer os colegas. “No primeiro dia nos mostraram todas as dependências do IF e hoje a forma que eles encontraram de unir mais o pessoal através da oficina de zine também foi muito boa”.

Alisson Silva, que também está no primeiro semestre, disse que ficou sabendo do IF porque uma professora de Biologia recomendou a instituição. “Escolhi Eventos depois de conversar com um colega que tinha se inscrito também”, conta ele. “Quando cheguei aqui fiquei meio envergonhado, sem saber o que fazer, mas depois comecei a conversar com os colegas, saber melhor a opinião deles e achei bem interessante”.

“Eu gostei dessa semana porque eu não pensava que o IF era assim”, diz Kellianne Barbosa Sena, do curso de Guia de Turismo. “Eu vou me esforçar porque vi que aqui tem muitas oportunidades pra quem tem interesse”.