Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Projeto NextSAUDE é finalizado

Notícias

Projeto NextSAUDE é finalizado

Apresentação dos resultados foi realizada na sede da Funcap, em Fortaleza
publicado: 25/05/2016 08h58 última modificação: 30/05/2016 09h51
Exibir carrossel de imagens Apresentação foi feita no dia 20 de maio de 2016, na sede da Funcap

Apresentação foi feita no dia 20 de maio de 2016, na sede da Funcap

Professores e bolsistas do Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Multimídia de Aracati (LARA-A) apresentaram no dia 20 de maio os resultados do projeto NextSAUDE, uma plataforma de gestão de serviços de saúde, desenvolvida entre os meses de novembro de 2015 e maio de 2016. O projeto é coordenado pelo professor Mauro Oliveira, do curso de Bacharelado em Ciência da Computação do campus de Aracati, e foi apresentado na sede da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), em Fortaleza.

O NextSAUDE oferece aos usuários uma plataforma para interoperabilidade, apoio à tomada de decisão em saúde pública e operacionalização de processos de gestão hospitalar, composta de uma série de serviços clássicos informatizados, tais como: marcação de consultas, alertas, prontuários etc. Durante o desenvolvimento do NextSAUDE foram criadas outras aplicações agregadas, como um sistema de apoio à tomada de decisão no atendimento a crianças e adolescentes com câncer, que já está em funcionamento no Hospital da Associação Peter Pan, em Fortaleza.

Outro projeto desenvolvido como parte das ações do NextSAUDE é o DENGOSA, um aplicativo que oferece serviços de alerta e de coleta de informações para usuários móveis, associado a um sistema inteligente de monitoramento de informações sobre focos de dengue. A iniciativa tem como parceira a Prefeitura Municipal de Aracati.

Além do campus de Aracati do IFCE, o NextSAUDE foi desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), a Universidade Federal da Bahia, a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Acesse mais informações sobre o projeto NextSAUDE