Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Mulheres recebem capacitação para cultivar ostras

Notícias

Mulheres recebem capacitação para cultivar ostras

Projeto de extensão beneficia pescadoras da Comunidade Vila da Volta, em Aracati
publicado: 08/09/2016 16h24 última modificação: 08/09/2016 16h27

Um grupo de mulheres da comunidade Vila da Volta, de Aracati, recebe desde o mês de junho uma capacitação sobre o cultivo de ostras. A ação faz parte de um projeto de extensão coordenado pela professora Rachel Sabry, do curso técnico em Aquicultura. 

Uma das participantes é Socorro Ribeiro, que tem 54 anos e pesca desde a adolescência. Ela diz que está recebendo informações que ainda não tinha graças ao projeto.

“Eu estou aprendendo coisas novas aqui, porque a gente já pescava a ostra, mas não desse jeito que estão mostrando”.
A professora Rachel Sabry diz que além da possibilidade de gerar renda para as pescadoras, a formação também é voltada para a preservação do meio ambiente. “É uma proposta de inclusão social, mas nós também nos preocupamos com a minimização do extrativismo, já que estamos ensinando como cultivar a ostra e assim diminuindo o impacto que elas causavam no mangue com essa atividade”.

Além do grupo de cerca de 20 mulheres pescadoras, o projeto também conta com a colaboração de seis estudantes do curso técnico em Aquicultura. “Quando você vai pro campo e vê a realidade você realmente entende o que a professora disse em sala de aula”, diz Ana Caroline Lima, uma das alunas que atua no projeto. “A gente pode achar que por se tratar de uma comunidade distante, pode não ter o conhecimento que nós temos, mas na verdade eles têm muita coisa pra nos ensinar”, completa ela.

Para saber mais informações, acesse a página do projeto.