Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Livro propõe reflexão sobre o papel da escola

Notícias

Livro propõe reflexão sobre o papel da escola

Escola pra Valer foi escrito pelo professor Mauro Oliveira, do campus de Aracati
publicado: 30/11/2016 11h09, última modificação: 30/11/2016 23h07

O professor Mauro Oliveira participa de mais um lançamento do livro “Escola para Valer” nesta quarta-feira, dia 30. O lançamento ocorre no Espaço OPOVO de Cultura e Arte, em Fortaleza, a partir das 19h. O livro marca os 40 anos de atuação de Mauro Oliveira como professor e propõe uma reflexão sobre o papel da escola na sociedade. A obra está organizada em 10 fundamentos que o autor considera indispensáveis para a construção de uma escola transformadora e comprometida com a realização de seus alunos.

Além da reflexão proposta em cada tópico, o livro traz 80 artigos que o professor publicou sobre diversos temas relacionados à educação no jornal O Povo, entre os anos de 2010 e 2016. Atualmente, Mauro é professor do curso de Ciência da Computação do campus de Aracati. “Os alunos nos veem muito mais pelo que fazemos do que pelo que dizemos”, afirma. “E uma escola que é o reflexo da sociedade não serve pra ela. Uma escola tem que ser exatamente o contraponto das práticas sociais pra que o mundo possa melhorar e ser diferente.”

Para Mauro Oliveira, a reforma proposta pelo Governo Federal para o Ensino Médio não contribui para a construção de uma boa escola. “Nós acreditamos que Cultura, Arte, Filosofia são fundamentais são indispensáveis”, diz ele. “O livro começa dizendo que a principal missão da escola é ajudar o aluno a ser feliz. Naturalmente que pra isso você passa por uma boa formação e uma série de outras práticas, mas no fundo o que se quer é que o aluno seja feliz e nós podemos ajudá-lo nesse caminho.”

APRESENTAÇÃO CULTURAL
O lançamento do livro “Escola pra Valer” em Fortaleza contará com a apresentação de um espetáculo da Companhia Revoada de Expressões Artísticas, um projeto de extensão do campus de Aracati do IFCE. O trabalho que eles vão levar para o espaço O Povo de Cultura e Arte é “Índios”, que retrata o sofrimento e as estratégias de sobrevivência de tribos indígenas na sociedade moderna.