Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Livro apresenta alternativas para despoluir água

Notícias

Livro apresenta alternativas para despoluir água

Publicação tem dois artigos do professor Wagner Sousa, do campus de Aracati
publicado: 29/09/2016 15h31 última modificação: 29/09/2016 15h34

Você sabia que a casca de côco e de arroz podem ser usadas para despoluir grandes quantidades de água, como a que está presente na rede de esgoto, por exemplo? Essa é a proposta das pesquisas que o professor Wagner Sousa, do campus de Aracati, desenvolve no Laboratório de Análise Traços, da Universidade Federal do Ceará. O resultado deste trabalho pode ser conferido no livro “Uso de bioadsorventes lignocelulósicos na remoção de poluentes de efluentes aquosos”, lançado pelas Edições UFC. Na obra, que foi coordenada pelo professor Ronaldo Ferreira do Nascimento, Wagner é o autor de dois artigos.

“Nós somos um grupo pioneiro nos estudos de adsorção aqui no Estado”, destaca Wagner. “Hoje o principal recurso utilizado é o carvão ativado, que todo mundo conhece, mas nós pensamos em indicar soluções mais viáveis e mais baratas de serem utilizadas, como é o caso da casca de côco, casca de arroz, casca de nozes...”, completa ele.

O livro “Uso de bioadsorventes lignocelulósicos na remoção de poluentes de efluentes aquosos” pode ser conferido aqui. Para quem preferir, há um exemplar na Biblioteca do campus de Aracati, que foi doado pelo professor Wagner.

registrado em: