Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > IFCE: um presente para a cidade de Aracati

Notícias

IFCE: um presente para a cidade de Aracati

Com cinco anos de atividade, campus se prepara para uma nova etapa em 2016
publicado: 18/12/2015 08h00 última modificação: 15/02/2016 11h44
Exibir carrossel de imagens Encontro de Pesquisa e Extensão 2015

Encontro de Pesquisa e Extensão 2015

Em setembro de 2010, a cidade de Aracati passou a sediar uma instituição federal de ensino, com uma história iniciada há mais de cem anos. Trata-se do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), que começou a funcionar na cidade ofertando os cursos técnicos de Aquicultura e Eventos. A primeira sede, onde o campus funciona até hoje, foram as instalações utilizadas até então pelo Centro Vocacional Tecnológico da cidade. E foi de lá que a unidade conseguiu passar dos 80 alunos inicialmente matriculados para mais de 600 estudantes atendidos, e isso em apenas cinco anos de atividade.

Atualmente, o campus oferece uma diversidade bem maior de cursos, sendo todos gratuitos e com a qualidade que só uma instituição federal de ensino pode garantir. Entre as opções estão os técnicos em Aquicultura, Eventos e Informática; um curso técnico Integrado em Petroquímica, para alunos que fazem o Ensino Médio e a formação técnica no próprio IFCE; e ainda dois cursos superiores e reconhecidos pelo Ministério da Educação: Bacharelado em Ciência da Computação e Tecnologia em Hotelaria. No segundo semestre de 2014, o campus de Aracati ofertou também um curso de Mestrado Profissional em Ciência da Computação, voltado para a capacitação de seus servidores e, em 2016, passará a contar com mais duas opções de formação: Técnico em Informática para a Internet e, em nível superior, Engenharia em Aquicultura e Licenciatura em Química.

Ao público externo, formado pela comunidade de Aracati e cidades vizinhas, o IFCE oferece serviços, sobretudo, na área da educação, com a oferta de cursos gratuitos que promovem a qualificação profissional dos participantes. Só em 2015, mais de 300 pessoas foram beneficiadas.

Em 2016, a instituição dará início a uma nova etapa da sua história, com a inauguração de uma sede totalmente projetada para abrigar o crescimento no número de cursos e alunos, além das atividades de pesquisa e extensão que já funcionam e também serão incrementadas. A estrutura conta com 20 salas de aula, laboratórios, bloco administrativo, auditório para 180 pessoas e uma biblioteca. A obra, iniciada em outubro de 2013 em um terreno doado pela Prefeitura Municipal de Aracati, foi orçada inicialmente em mais de R$ 7 milhões. Depois de quatro aditivos que prorrogaram o prazo de entrega, o valor final do investimento foi reduzido para R$ 6 milhões e 900 mil. A entrega definitiva do prédio está programada para o dia 10 de janeiro de 2016 e, após esse prazo, será realizada uma licitação para a urbanização do prédio. A mudança de sede está prevista para o segundo semestre do próximo ano.