Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Estudante conquista bronze na OBI

Notícias

Estudante conquista bronze na OBI

Emanuel Moraes, do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, recebeu melhor classificação do Estado
publicado: 10/11/2015 00h00 última modificação: 05/01/2016 09h30
Emanuel Mores, aluno do curso de Bacharelado em Ciência da Computação

Emanuel Mores, aluno do curso de Bacharelado em Ciência da Computação

O estudante Emanuel Moraes, do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, conquistou uma medalha de bronze na Modalidade Universitária da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) 2015. No ranking com 26 classificados, Emanuel ficou em 11º lugar e conseguiu melhor resultado que competidores de instituições como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo (USP).

Esse é um resumo que já diz muito sobre o resultado alcançado pelo estudante, mas essa história pode ser contada de outro jeito...  

Antes de chegar ao curso de graduação, Emanuel foi aluno do Técnico em Informática e fez o Ensino Médio em uma escola pública da cidade de Icapuí, distante cerca de 50 quilômetros de Aracati. A vontade de saber como os programas de computador são feitos o motivou a ser aluno do IFCE, um pouco depois de ouvir falar do Instituto pela primeira vez durante a visita de alguns servidores à sua escola, no final de 2013.

“Eu sempre tive curiosidade de saber como é que os programas são criados”, lembra ele. “E o curso técnico foi muito bom porque eu aprendi um conteúdo que eu não conhecia e sentia muita vontade de estudar e descobrir como fazer o que eu não sabia”. A passagem pelo curso técnico em Informática deixou Emanuel mais seguro quanto à carreira que gostaria de seguir. “Antes de terminar o [curso] técnico eu já sabia que era isso que eu queria fazer na faculdade, e aí eu fiz Enem e consegui entrar”.

A aprovação veio depois da conclusão do Ensino Médio, mas o primeiro semestre da graduação ele precisou fazer junto com o último do curso técnico. Muita coisa, né? Mas foi justamente nesse semestre, no início de 2015, que Emanuel começou a se preparar para participar de uma competição nacional de programação: a Olimpíada Brasileira de Informática. O resto da história a gente já contou quase todo, mas ainda falta dizer que a preparação para a OBI começou graças à iniciativa do professor Joel Uchoa, do BCC campus de Aracati.

“Foi a primeira participação do IFCE na competição”, destaca Joel, que coordena o Projeto de Treinamento para Competições de Programação, iniciado em abril de 2015 para estimular a participação de alunos em competições como a OBI. Até agora cerca de sete estudantes têm se empenhado nas atividades do grupo, mas o professor acredita que esse número vai crescer. “Os alunos que já estavam participando se sentiram muito mais encorajados com o resultado, porque viram que é possível chegar longe”, diz ele. “Agora vamos dar um treinamento mais intensivo e convidar novos membros pra fazer uma turma de iniciantes”.

Enquanto isso, vamos torcer por mais conquistas e mais histórias legais de contar.

E se você quiser ver o ranking no qual o Emanuel foi classificado, é só clicar aqui.