Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Professores receberão bolsas de produtividade

Notícias

Professores receberão bolsas de produtividade

Professores foram selecionados em edital da Funcap que aprovou 59 projetos em todo o Estado
publicado: 06/04/2016 11h36 última modificação: 06/04/2016 11h49
Professores Mauro Oliveira e Reinaldo Braga foram selecionados em edital da Funcap

Professores Mauro Oliveira e Reinaldo Braga foram selecionados em edital da Funcap

Os professores Mauro Oliveira e Reinaldo Braga, do curso de Bacharelado em Ciência da Computação do campus de Aracati, foram selecionados como bolsistas de produtividade da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). A seleção foi feita pelo edital do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa, Estimulo à Interiorização e à Inovação Tecnológica, que aprovou 59 projetos em todo o Estado, sendo sete do IFCE: além dos dois professores de Aracati, pesquisadores de Crateús, Iguatu, Juazeiro do Norte, Sobral e Tianguá também receberão bolsas por um período de dois anos, além de recursos para investir nos projetos e bolsas de iniciação científica e tecnológica para estudantes.

Em Aracati, os dois docentes selecionados receberam o número máximo de bolsas para alunos: serão cinco estudantes atuando em cada projeto a partir de maio. Para Reinaldo Braga, esse resultado é mais um reconhecimento do esforço que vem sendo feito para fortalecer o curso de Bacharelado em Ciência da Computação, que em 2015 foi reconhecido pelo MEC com nota 4 - a mesma pontuação do curso oferecido pela UFC, em Fortaleza, na mesma modalidade. "Nosso curso é um curso novo e nós estamos muito ansiosos para formar a primeira turma", diz Reinaldo. "A gente tem certeza que serão excelentes profissionais, que irão atuar realmente com a qualidade que a gente quer no mercado de trabalho, e a gente espera que eles consigam também mostrar essa qualidade e fazer com o que o campus seja cada vez mais reconhecido não só pelo curso de Ciência da Computação mas também por todos os outros cursos que nós temos aqui".

Bolsa de Produtividade da Funcap
O Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e à Inovação Tecnológica (BPI) tem por objetivo promover a atração e a fixação de pesquisadores doutores, com boa produtividade científica em desenvolvimento tecnológico e inovação, para atuação em Instituições de Ensino Superior e/ou Pesquisa localizadas em municípios do interior do Ceará, visando prover o Estado do desenvolvimento de pesquisa científica, tecnológica e de inovação de modo a contribuir para o seu desenvolvimento social e econômico.

Com a aprovação, os pesquisadores receberão, por um período de até 24 meses, uma bolsa de produtividade em pesquisa, o adicional de bancada e até cinco bolsas de iniciação científica e tecnológica, destinadas a alunos de cursos de graduação que participem das atividades do projeto de pesquisa. Os recursos irão auxiliar os pesquisadores no desenvolvimento de seus projetos.

[Com informações de Rebeca Casemiro - Reitoria]