Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > IFCE está na fase nacional da Maratona de Programação

IFCE está na fase nacional da Maratona de Programação

Além de Pedro Soares, do campus de Aracati, dois alunos de Fortaleza também integram a equipe classificada
publicado: 22/09/2016 16h15 última modificação: 23/09/2016 11h54
Aluno classificado na fase nacional da Maratona de Programação

O estudante Pedro Soares, do terceiro semestre do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, vai representar o IFCE e o Ceará na fase nacional da Maratona de Programação, que acontece nos dias 11 e 12 de novembro em Belo Horizonte (MG). A equipe “O importante é não zerar” tem como treinador o professor Joel Uchoa, do campus de Aracati, e também é composta pelos alunos Vitor Gomes e Edy Junior, do curso de Engenharia de Computação do campus de Fortaleza.

Os alunos vinham se preparando há cerca de um ano para participar da competição e conquistaram o segundo lugar no Estado na fase regional da disputa. No entanto, como explica o professor Joel, o desempenho da equipe superou competidores de outros Estados e levou os organizadores a abrirem uma segunda vaga para o Ceará na etapa nacional. A equipe que ficou em primeiro lugar no Estado é formada por estudantes da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Pedro diz que a classificação já fazia parte dos planos da equipe, mas, segundo ele, o resultado foi melhor que o esperado. “Os três integrantes da nossa equipe são alunos que estão no início do curso e, mesmo assim, nós conseguimos passar de equipes com competidores que já estão finalizando a graduação e entrando no mestrado”, destaca ele.

Já o professor Joel, que é o treinador da equipe, conta que planejou o crescimento do grupo desde a primeira participação na Maratona, ocorrida em 2015. “A nossa ideia era justamente participar da competição pela primeira vez no ano passado e esse ano conquistar uma vaga na fase nacional”, diz ele, que já adianta os planos para os próximos anos. “Em 2017 a gente espera conseguir uma medalha na fase nacional e, quem sabe no ano seguinte, em 2018, conquistar uma vaga na fase mundial”.

MARATONA
A Maratona de Programação acontece no Brasil desde 1996 e seleciona as melhores equipes do país para a etapa mundial, que nesta edição será realizada nos Estados Unidos. Em 2016, primeira fase da competição teve 779 times inscritos, dos quais 60 foram classificados para a fase nacional.

Veja a classificação das equipes na fase regional