Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Alunas ganham prêmio em evento de Computação

Notícias

Alunas ganham prêmio em evento de Computação

Rhayane Monteiro e Cleitianne Oliveira participaram do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação
publicado: 11/08/2017 13h04 última modificação: 11/08/2017 13h09
Rhayane e Cleitianne ganharam prêmio de Computação

Rhayane e Cleitianne ganharam prêmio de Computação

Duas alunas do campus de Aracati participaram do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). O evento foi realizado entre os dias dois e seis de julho na Universidade de Presbiteriana Mackenzie, na cidade de São Paulo. Além da participação, elas também ganharam um prêmio em uma competição que tinha o objetivo de solucionar problemas reais da sociedade.

Rhayane Monteiro e Cleitianne Oliveira são alunas do curso de bacharelado em Ciência da Computação (BCC) do campus de Aracati e estiveram no Congresso para apresentar o Divas – um projeto de extensão que estimula a entrada e a permanência de meninas na área de Computação. A ideia que motivou a elaboração do projeto pela professora Carina Oliveira, no início de 2016, veio de um artigo científico feito por Rhayane em parceria com servidores e professores do campus.

“No Congresso eu apresentei os resultados iniciais do artigo e dessa pesquisa que vem sendo feita há dois anos, com o objetivo de delimitar o perfil feminino discente do curso de BCC do campus de Aracati. Como o Divas nasceu a partir desse artigo, a gente aproveitou pra divulgar o projeto”, explica Rhayane. Já Cleitianne diz que a experiência fez com ela se identificasse ainda mais com a área de Computação. “Vi que eu quero continuar nessa área e o quanto eu gosto de receber desafios e poder superar”.

Prêmio
Durante a programação do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação elas foram convidadas a participar de uma competição chamada de Hackathon, que é voltada para profissionais de tecnologia da informação e áreas afins. Cleitiane lembra que foram pouco mais de 24 horas para desenvolver um projeto e que, com outras duas colegas, elas elaboraram o Dona, um projeto para beneficiar mulheres carentes de uma comunidade da cidade de Recife. Ao final da competição, a proposta foi escolhida como uma das três melhores pela organização do evento.

Além de Rhayane, Cleitianne e da professora Carina, o professor Reinaldo Braga, do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, também participou do evento.